Notícias

Alunos da Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos propagam lições na "Rádio Falação"

Publicada em 08/12/2014, às 14h58

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Janaína Zambelli


Elizabeth Nader
Alunos em atividades do Projeto Rádio Escola na Feira do Verde
A Rádio Falação aborda temas como alimentação, bullying, sistema solar, namoro e gravidez na adolescência

Que tal entreter e informar a garotada de um jeito dinâmico e ao mesmo tempo divertido? Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Bela Vista, descobriram a fórmula perfeita para isso dar certo: propagar conhecimento por meio de ondas sonoras, colocando novamente em evidência o velho e conhecido amigo da informação, o rádio.

Com programação transmitida durante o recreio, a “Rádio Falação” tem o objetivo de proporcionar aos alunos participantes habilidades que poderão ser úteis profissionalmente em um futuro próximo, como o desenvolvimento da escrita, leitura, oralidade, criatividade, responsabilidade e compromisso com a informação que é passada.

A rádio conta com a colaboração de 30 alunos do 4º ao 9º ano da escola, distribuídos em 10 equipes de três alunos. Cinco equipes produzem materiais para as transmissões no turno matutino e as outras cinco ficam responsáveis pelo programa do turno vespertino.

Cada equipe é responsável por um dia da semana. Para isso são realizadas reuniões duas vezes por semana no contraturno, para definição da programação. O roteiro é produzido pelos próprios alunos e o tema central tem ligação com o conteúdo aprendido na sala de aula.

Alimentação saudável, bullying, sistema solar, namoro, gravidez na adolescência, arte rupestre e até a história do bairro Bela Vista já foram abordados pela rádio em 2014.


Voltar ao topo da página