Notícias

Seminário trata do papel dos líderes estudantis e de novas ideias nas escolas

Publicada em 26/08/2014, às 16h19 | Atualizada em 26/08/2014, às 16h22

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Janaína Zambelli


Yuri Barichivich
Seminário de Educação
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, abriu o Seminário de Mobilização Estudantil
Yuri Barichivich
Seminário de Educação
Líderes estudantis lotaram o auditório para participar das atividades do seminário

O fortalecimento da participação dos estudantes em tomadas de decisões e a construção de políticas públicas educacionais comprometidas com a comunidade escolar foram alguns dos focos do Seminário de Mobilização Estudantil, que aconteceu nesta terça-feira (26), no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia.

Cerca de 350 líderes de escolas da rede municipal participaram do evento, que foi aberto pelo Núcleo Afro Odomodê. Depois, os estudantes apresentaram, ao vivo, o programa "E aí, galera?", inspirado no "Altas Horas" (Rede Globo). Entre os entrevistados, Jessé Andarilho, autor do livro "Fiel". No seminário, ainda foi lançado o programa Educação Ampliada da Prefeitura de Vitória.

"Precisamos saber como iremos moldar as formas de participação dos estudantes desta geração. Acompanhar as mudanças é o objetivo, para que possamos escrever a história dos atuais alunos em tempo presente. Vocês estão aqui para serem encorajados e inspirados pelas atividades aqui propostas a realizar seus próprios processos. Hoje, serão renovadas as ideias que, futuramente, serão desenvolvidas pelos líderes de turma dentro das escolas", ressaltou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"O herói de verdade é o aluno que estuda, aproveita o momento escolar, tem notas boas e se interessa pela aprendizagem. Dentro de um grande líder sempre há um grande herói, uma vez que todos esses enfrentam seus medos e seguem em frente em sua jornada, auxiliando os demais seguidores. Por meio desse encontro, estão aqui presentes os demais alunos que são líderes das escolas no quesito de auxiliar, comandar e executar tarefas que ajudem os demais estudantes. A partir disso, devemos instigar e motivar esses líderes a continuar com as atividades escolares para que todos os estudantes sintam vontade de seguir e se interessar cada vez mais pela aprendizagem", declarou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Yuri Barichivich
Seminário de Educação
Estudantes falaram sobre a importância de novas ideias para melhorar o ambiente escolar
Yuri Barichivich
Seminário de Educação
Ana Vitória e Maria Eduarda disseram que o evento foi importante para a troca de ideias entre os estudantes

Líder

O líder define um interesse em comum e une as pessoas para que, juntas, possam executar e chegar ao objetivo. Os alunos assimilaram a mensagem.

"É um evento de extrema importância. As oficinas e os debates foram escolhidos de acordo com o interesse dos alunos, colocando bastante interatividade e participação por parte dos alunos. Além disso, fiquei bastante inspirada com a fala do prefeito Luciano sobre a importância da liderança", disse a estudante Maria Eduarda de Souza, de 13 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro.

"Eu gostei desse evento devido às palestras e às demais ideias inspiradoras que surgiram a partir dele. Um líder de sala deve pensar no contexto dos demais alunos e não só nele mesmo, realizando o máximo para a felicidade dos demais. Somos o futuro de Vitória e, a cada dia, devemos nos importar com a cidade e em colaborar para crescer sempre que possível", afirmou a estudante Naysla Amaral Costa, de 15 anos, da Emef Adilson da Silva Castro.

"Sendo líder da minha turma, é muito importante estar presente em um evento como esse. Trocar ideias e definir interesses foram as coisas que aprendi até agora. Quero fazer o possível para auxiliar meus colegas de classe a crescer junto comigo", disse a estudante Ana Vitória Barbosa, de 13 anos, da Emef Adilson da Silva Castro.

Fiel

O autor do livro "Fiel", Jessé Andarilho, ajudou a aguçar a criatividade dos estudantes e inspirá-los. Baseado em histórias reais que aconteceram com o autor, seus amigos e conhecidos, o primeiro romance do carioca, de 33 anos, conta a vertiginosa ascensão e a queda de um menino no tráfico carioca. Ele escreveu a obra utilizando o teclado do celular nas viagens de trem que fazia do trabalho para casa. 

"Eu descobri que qualquer pessoa pode ser o que quiser. Quando comecei a escrever e entrar em contato com os escritores famosos, percebi que não são todos que seguem o esteriótipo de barba grande e óculos de fundo de garrafa. Consequentemente, descobri que os escritores não possuem um esteriótipo também, e isso me motivou a escrever minhas histórias. A literatura e a escrita podem tornar as pessoas mais críticas e inteligentes. Minha presença aqui hoje serve para mostrar que fui e sou igual aos demais estudantes que irão assistir à minha palestra. Hoje sirvo de inspiração por ter conseguido meus objetivos. Então, todos são capazes, uma vez que há um sonho".

Yuri Barichivich
Seminário de Educação
Naysla Amaral ressaltou que os líderes estudantis devem pensar sempre no contexto dos demais alunos no ambiente escolar
Yuri Barichivich
Seminário de Educação
Autor Jessé Andarilho, que fez o livro "Fiel", foi entrevistado pelos alunos e contou as suas histórias de vida

Voltar ao topo da página