Notícias

Vitória participa de congresso internacional sobre cidades inteligentes na Índia

Publicada em 25/09/2018, às 16h40 | Atualizada em 26/09/2018, às 17h44

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Smart City Expo Índia
Conferência internacional de cidades inteligentes acontece em Jaipur, na Índia
Imagem divulgação
Smart City Expo Índia
Secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, está representando a Prefeitura na conferência internacional

Reconhecida pelo avanço que teve nos últimos anos como cidade inteligente, que investe na tecnologia para melhorar áreas como saúde e educação, Vitória foi convidada a participar da "Smart City Expo Índia", na cidade de Jaipur, entre os dias 26 e 28 de setembro.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, está representando a Prefeitura na conferência internacional, que reúne especialistas e representantes de cidades inteligentes de todo o mundo.

A abertura aconteceu nesta quarta (26) e contou com a presença do prefeito de Jaipur, do vice-presidente da Índia e do primeiro-ministro.

"É uma grande oportunidade de discutir soluções para os desafios que as cidades enfrentam. E também ficamos orgulhosos por saber que Vitória tem reconhecimento internacional por causa do trabalho que a Prefeitura faz pela qualidade de vida da população", afirmou o secretário.

A administração municipal não tem custos com a participação do gestor no evento. As despesas foram pagas pelo Governo da Índia, que promove a conferência.

Os participantes discutem soluções para os desafios que as cidades atuais enfrentam em termos de eficiência, planejamento urbano e desenvolvimento social e econômico na era global. Há a participação de 750 representantes governamentais, 100 palestrantes e 150 expositores.

Sevilha

Além da participação de Vitória na Smart City Expo Índia, a capital capixaba também conta com uma comitiva visitando a cidade de Sevilha, na Espanha, para o intercâmbio de cooperação entre as cidades, promovido pelo Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia.

Índia

A Índia está empenhada em desenvolver 100 cidades inteligentes até 2020. O objetivo do projeto, orçado em US$ 7,5 bilhões, é dar à população a infraestrutura básica, com saneamento, eletricidade, saúde e segurança, e também soluções tecnológicas que melhorassem a qualidade de vida dos habitantes.

Entre os objetivos, estão: aumento da capacidade solar instalada no país em 30 vezes, já que cerca de 300 milhões de indianos não têm acesso à eletricidade; promover o uso de sensores informatizados para monitorar o tráfego e o consumo de eletricidade e água; criação de canais para ampliar o poder do cidadão, que poderá comunicar problemas como o acúmulo de lixo ou episódios de violência aos órgãos competentes, via mensagens de texto e redes sociais.

Curiosidade

Jaipur é conhecida como a cidade rosa. Em 1876, o Marajá Sawai Ram Singh ordenou que toda a cidade fosse pintada dessa cor, tudo por causa da visita do Príncipe Albert, do Reino Unido, império que colonizava o país. A moda pegou e até hoje Jaipur tem muitas construções assim, a começar pelos portões de entrada do centro histórico.

Smart Cities

A cidade de Vitória capital ficou em primeiro lugar geral do ranking da 4ª edição do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas) entre as cidades com até 500 mil habitantes de todo o País.

Além disso, Vitória ocupa o primeiro lugar em Saúde pela quarta vez consecutiva (2015 a 2018), além de ser bicampeã em Educação (2016 e 2018).

O levantamento mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. 

Imagem divulgação
Smart City Expo Índia
Imagem divulgação
Smart City Expo Índia

Voltar ao topo da página