Notícias

Vitória mostra ações de sucesso em Congresso Internacional de Cidades Educadoras

Publicada em 08/11/2018, às 17h42

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Observa Vix
Observa Vix apresenta em tempo real indicadores de desempenho de políticas públicas do município

Sabe aquele orgulho de pertencer a um lugar? Muitos moradores de Vitória têm esse sentimento, o de "pertencimento". E esse é justamente o tema do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece na cidade de Cascais, em Portugal, de 13 a 16 de novembro.

Representantes da Prefeitura de Vitória vão apresentar alguns projetos que se destacam por reforçar a sensação de que a cidade é de cada um dos moradores, um dos princípios de uma "cidade educadora".

Participam do congresso representantes de 485 cidades de 36 países. De 2017 até 2020, Vitória é a "cidade sede" dos 15 municípios brasileiros que fazem parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), que estimula que todas as ações feitas nas cidades tenham um viés educador.

A Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) é a articuladora da PMV junto à AICE.

Projetos que serão apresentados

-Projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa"
Secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouaim (Semmam)

-Observatório de Indicadores de Vitória: controle social e eficiência na gestão pública
Assessor do Observatório de Indicadores (Seges), Alberto Frederico Salume Costa

-Sistema dinâmico de melhoria contínua do programa Escola Segura no Trânsito da Vida 
Gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação (Seme), Truman José vieira Júnior

-Artes visuais e educação integral nos espaços das cidades
Professora de Educação Artística Myriam Fernandes Pestana Oliveira (Seme)

Participação popular

Outro princípio da "cidade educadora" é estimular a participação popular. O assessor do Observatório de Indicadores da PMV (Observa Vix), Alberto Salume, vai debater o assunto durante uma mesa de diálogo com representantes de outros países.

"Por meio do Observa Vix, a administração municipal dá informação sobre a cidade à população e isso qualifica o debate. O engajamento dos moradores é muito importante para o desenvolvimento da cidade", destacou.

Leonardo Silveira
Primeira Lua Cheia da Primavera 2018
Município também terá a oportunidade de apresentar ações que promovem a Educação Ambiental junto aos moradores

Educação Ambiental

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, destaca a importância de mostrar o projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa" para representantes de outros países.

"O projeto já possui um vasto histórico de abordagens educativas nas comunidades e escolas, detalhando as responsabilidades e ações que devem ser colocadas em prática para uma cidade ser limpa e ambientalmente protegida".

Educação no Trânsito

O projeto Escola Segura no Trânsito da Vida, que estimula ações de prevenção nas escolas e orienta a comunidade, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da unidade e por todos os territórios da cidade, também será apresentado.

"Vitória é referência nacional pelas suas conquistas sociais e processos educacionais que foram implementados em diversas áreas. Agora, algumas de nossas experiências foram selecionadas para o Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras, uma delas é o projeto Escola Segura no Trânsito da Vida", destaca o professor Truman, que vai apresentar o projeto.


Voltar ao topo da página