Notícias

Vitória em alerta para evitar incêndios nos parques naturais neste verão

Publicada em 22/01/2015, às 07h00

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Parque Natural Municipal Vale do Mulembá
Parque Natural do Vale do Mulembá é um dos locais que estão recebendo atenção especial no combate a incêndios

A capital está em estado de alerta para evitar e conter incêndios nos cinco parques naturais de Vitória. Foi elaborado um plano emergencial de controle a incêndios nas áreas de proteção ambiental para evitar focos, comuns nesta época do ano em função do calor e dos fortes ventos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, o município trabalhará articuladamente em várias frentes para evitar incidentes. "Faremos uma sensibilização junto aos moradores vizinhos dessas áreas de proteção ambiental, que estão no entorno do Maciço Central. Ao primeiro sinal de fumaça ou fogo, é muito importante avisar aos órgãos competentes. Além disso, vamos fazer a manutenção dos aceiros para impedir a propagação de incêndios", afirmou.

Segundo Guerra, os vigilantes patrimoniais dos parques serão capacitados para agir com mais eficiência no combate aos focos de incêndio e no acionamento da guarnição do Corpo de Bombeiros. O município monitorará, em caráter de prioridade, os parques da Fonte Grande, Vale Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

Como evitar incêndios

É muito importante que os moradores evitem jogar pontas de cigarro, acender velas em rituais religiosos, soltar balões e fogos de artifício, queimar lixo, fazer fogueiras, entre outros comportamentos que colocam o meio ambiente em risco. Queimada ao ar livre é crime ambiental. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e 156 (Fala Vitória).

"A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Por isso, ao identificar fumaça ou foco de incêndio é preciso agir rápido no acionamento do Corpo de Bombeiros. O combate a incêndios também contribui para a diminuição da poluição atmosférica da cidade", enfatizou o secretário.


Voltar ao topo da página