Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória apresenta redução de 47% no número de homicídios

Publicada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Apreensão de Fios em VItória em conjunto com a guarda municipal
Trabalho conjunto entre a Guarda Municipal e as demais forças de segurança contribui para a redução da violência em Vitória

O trabalho conjunto entre Prefeitura de Vitória, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário já traz resultados positivos. Prova disso é a redução da violência na capital. De janeiro a abril deste ano, houve 25 homicídios em Vitória, número que, comparado ao mesmo período de 2014, representa uma queda de 47%.

Os dados foram apresentados durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), nesta quinta-feira (14), na sala de reuniões do Palácio Municipal. "A integração e a interação dos órgãos de segurança contribuíram para a redução do número de homicídios em Vitória. O Gabinete de Gestão Integrada é um espaço que permite a união de forças", destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, tenente coronel Ramalho, ressaltou a importância da parceria entre as forças de segurança. “Essa parceria entre os órgãos evita a sobreposição dos esforços e ajuda a direcionar as ações para os locais que mais necessitam”, disse.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado do trabalho. "Os índices de violência em Vitória estão em queda gradativa. Queria agradecer muito à nossa Guarda Municipal, que atua 24 horas, e agradecer a parceria com as polícias Civil, Militar e demais órgãos de segurança. E essa parceria, aplicada desde o início de nossa gestão, tem dado resultado positivo: todas as ocorrências de violência estão em queda. Esse é um de nossos principais compromissos: transformar Vitória numa cidade mais organizada, mais segura e mais humana", disse.

Contribuições

Carlos Antolini
Reunião Segurança GGIM
Reuniões do Gabinete de Gestão Integrada discutem as necessidades na área de segurança em Vitória

No encontro, representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e do Poder Judiciário também deixaram as suas contribuições e reforçaram que o trabalho conjunto das forças ajudam para a eficácia das ações preventivas e repressivas. Eles também disseram que os órgãos estão dispostos a receber sugestões para ajudar no combate à violência em Vitória.

Violência sexual contra crianças e adolescentes

Os dados de violência sexual contra crianças e adolescentes também foram apresentados durante a reunião do GGIM. Em 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) notificou 112 casos novos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Vitória. Desses, 89 eram do sexo feminino e 59 estavam na faixa etária de 5 a 14 anos.

As informações foram apresentadas por Patrícia Hulle, que é diretora da Unidade de Saúde Fonte Grande e coordenadora do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o fórum está mobilizando a população para vestir uma camisa branca e participar de um ato neste domingo (17), das 8 às 12 horas, na praia de Camburi, próximo ao Clube dos Oficiais.

Com o objetivo de discutir programas e ações que envolvem a temática e mobilizar os equipamentos da rede de proteção aos pequenos, será realizado, na segunda-feira (18), o III Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas.

Na ocasião, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que a Prefeitura vai realizar estudos para trazer experiências exitosas de outros estados e países para tentar diminuir os índices de violência contra esse público. “Aprendi que a violência contra crianças e adolescentes tem uma característica única, pois é a única que, quando a casa fecha, mistura vítima e agressor. Temos que avançar nessa questão. Por isso abracei o Botão do Pânico, que entra nas casas para evitar que mulheres sejam vítimas de violência praticadas pelos parceiros”.

Capacitações

O secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco, destacou que servidores das secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp) e Educação (Seme) e agentes da Guarda Civil Municipal participarão de capacitações para identificar e reconhecer crianças e adolescentes que são vítimas de abuso e exploração e contribuir para fazer denúncias.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um colegiado formado por diversos representantes ligados à segurança pública que discute mensalmente as necessidades na área de segurança em Vitória.