Notícias

Vitória 466 anos: conheça os atrativos turísticos da capital de bicicleta

Publicada em 05/09/2017, às 06h00 | Atualizada em 05/09/2017, às 12h28

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Nova ciclofaixa liga Praia do Canto à praia de Camburi
Moradores podem aproveitar a ciclofaixa para conhecer os atrativos turísticos de Vitória aos domingos e feriados

A arte em relevo retratando monumentos em um muro próximo à Fafi, a Cruz Reverente, o Viaduto Caramuru e os patrimônios do Visitar Centro Histórico são algumas das paisagens urbanas, entre tantas outras existentes em Vitória, que podem passar despercebidas pelas pessoas no vaivém do dia a dia, mas que podem ganhar novos olhares e sentimentos se for utilizado um jeito diferente para chegar a esses locais e contemplá-los: a bicicleta.

De bicicleta própria ou utilizando as "magrelas" compartilhadas do Bike Vitória, é possível pedalar por mais de 26 quilômetros em trajetos específicos para elas, entre a praia de Camburi e a Ilha das Caieiras, além de outros bairros, conhecendo esses e outros atrativos turísticos através das ciclofaixas disponíveis aos domingos e feriados - que funcionam das 7 às 15 horas -, além das já existentes na região do Porto de Vitória e da rodovia Serafim Derenzi.

Roteiro

Em homenagem ao aniversário de 466 anos de Vitória, a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) elaborou um roteiro cicloturístico, que pode ser realizado em um só dia ou em vários. Pelo caminho, são paisagens e cenários que, com certeza, vão merecer registros fotográficos ou selfies com a família, amigos ou mesmo sozinho para publicar nas redes sociais.

Dicas para o passeio

Mas é preciso ficar alerta para algumas regras ao pedalar:

  • use roupas claras, capacete e tudo o que for necessário para a sua segurança;
  • ande sempre na sua mão de direção;
  • sinalize suas manobras;
  • não corra nem avance o sinal;
  • atenção se circular de bicicletas em locais compartilhados, e lembre-se: o pedestre tem sempre a preferência. Assim, você garantirá o bem-estar de todos e um ótimo passeio.
André Sobral
Nova Iluminação da Beira Mar
Pedra do Penedo compõe o roteiro cicloturístico que pode ser usufruído pelos ciclistas

Lazer

"Vitória é uma cidade singular, tanto para o turista quanto para o morador. A possibilidade de as pessoas poderem fazer esse passeio pelos pontos turísticos da capital de bicicleta é mais que uma prova que a cidade é uma grande área de lazer, onde as pessoas e as famílias se encontram, ocupando a rua. Através desse roteiro, também poder fazer turismo por meio da bicicleta. É mais um produto que vai estar disponível nos hotéis, para que eles possam indicar aos visitantes que queiram pegar a bike, sair e fazer esse roteiro, podendo conhecer a ilha e suas belezas de maneira bem diferente, ao ar livre, com o vento no rosto e sentindo-se muito próximo do que é viver, passear e morar em Vitória", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

"A proposta do roteiro cicloturístico é interessante porque permite às pessoas que gostam de pedalar completar toda a ilha de Vitória numa grande pedalada num domingo ou feriado. Além disso, é ideal para outros públicos fazerem o percurso em etapas e visitar alguns monumentos e atrativos nos horários de visitação e agendamento", apontou o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes.

Matéria relacionada

Vitória 466 anos: passeio ciclístico vai marcar feriado da Independência


Voltar ao topo da página