Notícias

Vitória 466 anos: alunos aprendem sobre capital desde cedo na rede municipal

Publicada em 04/09/2017, às 08h00

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Alunos aprendem sobre características geográficas e aspectos gerais de Vitória na Emef Álvaro de Castro Mattos
Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Conteúdo sobre a capital é inserido nas disciplinas de Geografia, História e até Matemática: alunos Gabriel Lopes e Gabriel Poloni elogiam a capital

A cidade de Vitória faz parte da diretriz curricular aplicada nas escolas da rede municipal de ensino desde os anos iniciais do ensino fundamental. Todas as turmas estudam conteúdo sobre o município, desde história a geografia, entre outros aspectos relevantes. Até a matemática é incluída quando o tema trata de datas importantes para a cidade.

Neste mês de setembro, quando Vitória comemora 466 anos, o assunto continua sendo levado para a sala de aula. A pedagoga Denise Pazito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, explica que, ao falarem sobre Vitória com os estudantes, os professores oportunizam que a criança se perceba uma munícipe e se compreenda cidadã, com seus direitos e deveres.

"É muito interessante perceber como a criança recebe bem as aulas sobre Vitória. Ela se sente parte da ilha, entende que faz parte desse território. Os professores falam sobre os pontos turísticos, pontos comerciais, e os alunos identificam, conhecem muitos deles, e acabam reconhecendo seu lugar na cidade", pontuou a professora Claide Nalesso, do 1º ano.

A professora Ana Cristina Rangel, do 2º ano, destaca que, em sala de aula, são trabalhados com os estudantes os bairros, as características geográficas e também a história da cidade. "Observamos a curiosidade e o interesse em conhecer a capital de seu Estado, porque eles também se sentem parte do município".

Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Pedagoga Denise Pazito (vestida de vermelho) diz que, ao falarem sobre Vitória, os professores oportunizam que os alunos se percebam munícipes
Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Pequenas Iasmim, Nicole e Victória veem mapa e elogiam as belezas de Vitória

Amor pela cidade começa cedo

Com a oportunidade que têm, dentro da sala de aula, de conhecer melhor a cidade onde estudam e a maioria mora, os alunos se sentem à vontade para falar de Vitória. O estudante Gabriel Poloni, 10 anos, do 4º ano, morador do bairro Itararé, diz que acha o município muito bonito e destaca a Praça da Ciência como um dos espaços de que mais gosta. "Também gosto das praias das ilhas do Boi e do Frade, da pracinha do meu bairro e da minha escola", opinou.

Gabriel Lopes, 10 anos, outro aluno do 4º ano, atualmente mora na Serra, mas também fez questão de apontar as características que mais aprecia na capital. "Acho a cidade muito bonita e gosto muito da praia de Camburi. Ela é grande".

O contato com informações sobre Vitória durante as atividades escolares começa desde as turmas iniciais. Analice Santiago, 7 anos, aluna do 2° ano, diz que a Pedra da Cebola é um de seus locais favoritos. "E também gosto muito do meu bairro, Santa Cecília. Adoro a pracinha que tem lá", conta.

Isabela Kuster tem 8 anos e também estuda no 2º ano do ensino fundamental. "Brinco muito na pracinha de Itararé. E também adoro a oraia de Camburi. Vou lá com meus pais", afirma.

Já Luiza Almeida Santos, de 7 anos, moradora de Jardim da Penha, diz que adora o bairro porque tem tudo pertinho. "Tem pracinhas. Passeio sempre com meu pai e levo meu cachorro. E ainda tem um shopping perto da minha casa", lembrou.

Com seis aninhos, a aluna Nicole Fonseca, do 1º ano, assinala que gosta muito dos parques da cidade. "Vitória tem muitas árvores e eu adoro o Parque da Cebola e o Parque da Vale".

Yasmin Pereira, também de 6 anos e estudante do 1º ano, destacou o mar como um dos pontos fortes da Capital. "Adoro o mar da praia de Camburi. E também amo o Parque da Vale".

Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Luíza, Isabela e Analice também se orgulham de morar na capital e curtir as atrações de Vitória
Carlos Antolini
Aniversário de Vitória EMEF Álvaro de Castro Matos
Contato com informações sobre Vitória durante as atividades escolares começa desde as turmas iniciais na Emef

Voltar ao topo da página