Notícias

Viradão Vitória levará atrações para o Centro entre os dias 12 e 13 de setembro

Publicada em 25/08/2015, às 17h45 | Atualizada em 26/08/2015, às 16h02

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Show de Ceu abre o Viradão Cultural na Casa Lab
Milhares de pessoas vão curtir as atrações culturais do Viradão Vitória: Casa Porto também integra o roteiro
André Sobral
Viradão Vitória - Show Zeca Baleiro
Palcos estarão distribuídos em alguns pontos do corredor cultural do Centro, como na praça Oito

O Viradão Vitória está chegando. A segunda edição do evento vai acontecer nos dias 12 e 13 de setembro, das 17 horas de sábado às 17 horas de domingo, e faz parte das comemorações do aniversário de 464 anos de Vitória, tendo a proposta de reafirmar a região do Centro como espaço de fomento da cultura na cidade.

Serão 24 horas de música, teatro, dança, cinema, entre outras atrações, que se apresentarão ao longo do corredor cultural do Centro Histórico, entre a Casa Porto das Artes Plásticas e a praça Oito, na avenida Jerônimo Monteiro, praças Costa Pereira e Ubaldo Ramalhete, a clássica rua Sete de Setembro e o Parque Moscoso, novidade no trajeto da virada deste ano.

Veja o mapa

Edital

Um dos diferenciais da segunda edição do Viradão Vitória foi o lançamento do edital de seleção e premiação para a escolha das 16 atrações que se apresentarão no evento. O edital foi elaborado com o objetivo de tornar mais transparente e democrática a participação dos artistas. 

Atrações convidadas

Além de ter a oportunidade de ver o que de melhor é produzido na cena cultural do Estado, o público vai conferir as apresentações de três artistas convidados: a cantora Roberta Sá, um dos grandes nomes da nova MPB; o Mundo Livre S/A, um dos expoentes do Mangue Beat, movimento cultural surgido no Recife (PE); e a banda Brasilidade Geral, que reapresenta os ritmos brasileiros, como o xaxado e a bossa nova, com uma sonoridade criativa e original.

Coletivos e produtores do Centro

Outro destaque do evento é a participação dos coletivos e produtores que movimentam a cena cultural no Centro. Com a proposta de fortalecer os espaços que produzem na região, integram a programação oficial do Viradão:

  • a Casa da Stael, localizada na rua Sete de Setembro: é um local dedicado a moda, gastronomia e apresentações culturais;
  • a Feira da praça Costa Pereira: acontece todas as quintas-feiras, reunindo artesanato e gastronomia;
  • o Corredor Criativo da Nestor Gomes, localizado na rua de mesmo nome, que reúne espaços como o Estúdio Cósmica, o Coletivo Expurgação e o Projeto Chapelaria, da estilista Gabi King, que representam a diversidade cultural da região.

Parque Moscoso

Um dos lugares mais tradicionais da cidade também fará parte da segunda edição do Viradão Vitória. O Parque Moscoso será palco da programação da manhã do domingo (13), voltada para o público infantil e para a família, com as atividades do projeto Viagem pela Literatura, além de oficinas de arte e uma apresentação teatral.

André Sobral
Viradão Vitória - Praça Costa Pereira
Atividades culturais e artísticas integram a programação do Viradão Cultural
André Sobral
Viradão Vitória - Vitória Cine Vídeo
Festival de Cinema de Vitória faz parte da programação do evento

Festival de Cinema de Vitória

Um dos mais importantes eventos da agenda cinematográfica da capital, o Festival de Cinema de Vitória, ex-Vitória Cine Vídeo, também está na programação do Viradão Vitória, com a exibição de filmes selecionados especialmente para o evento, além da programação musical do lounge criado especialmente para o evento, anexo ao Theatro Carlos Gomes, local onde acontece a mostra.

Vitória Online

No Viradão Vitória, as pessoas poderão fazer postagens e navegar na internet usando o wi-fi livre do Vitória Online. As antenas estarão em sete pontos: praça Ubaldo Ramalhete, perto do relógio da praça Oito, praça Costa Pereira, rua Sete de Setembro, praça Getúlio Vargas, Casa Porto e Parque Moscoso.

Para entrar no sistema, o usuário buscará as redes wireless disponíveis e selecionará a rede de nome Vitória Online.

Trânsito

A partir das 20 horas do dia 11 de setembro, a rua Sete de Setembro será interditada no trecho compreendido entre as ruas Basílio Daemon e Coutinho Mascarenhas. A rua Coutinho Mascarenhas será interditada apenas no trecho que margeia a praça Ubaldo Ramalhete.

No sábado (12), o trânsito no Centro ficará interditado das 14 horas até as 20 horas de domingo (13) na avenida Jerônimo Monteiro e nas ruas Gonçalves Dias e Barão de Itapemirim, sendo desviado para a avenida Princesa Isabel.

Os veículos não poderão circular em torno da praça Costa Pereira, bem como no trecho da Barão de Itapemirim, que dá acesso à praça. A rua Rua Gonçalves Dias, que liga a Princesa Isabel à Jerônimo Monteiro, também será interditada.

Já a avenida Getúlio Vargas terá duplo sentido de circulação e ligará a avenida Governador Bley à Jerônimo Monteiro, antes do trecho de interdição.

Táxis

Dois pontos de táxi, com 10 veículos cada, serão instalados especialmente para o Viradão Vitória: um na rua Duque de Caxias e outro na rua Marcelino Duarte, que estará interditada e funcionando exclusivamente como ponto de táxi. Os pontos das praças Oito e Costa Pereira não funcionarão durante o Viradão.

Ônibus

Para incentivar o público a não utilizar carro particular para se deslocar até o local do evento, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) irá disponibilizar uma linha especialmente criada para atender ao Viradão Cultural 2015. A partir das 16h30 do dia 12 de setembro, três ônibus farão trajeto saindo do Sambão do Povo até a Praça do Papa, com intervalos de 20 minutos entre cada viagem.

A partir das 23 horas, os intervalos passam a ser de 40 minutos e voltam a ser de 20 minutos das 8 horas do dia 13 de setembro (domingo) até o final do evento. Assim, quem quiser ir de carro pode deixar o veículo nos bolsões de estacionamento na Praça do Papa ou no Sambão do Povo e utilizar o transporte público disponibilizado exclusivamente para o evento. O coletivo terá cobrança de passagem normal. 

Bicicletas

Com a proposta de incentivar as pessoas a usar suas bicicletas para chegar ao evento, serão instalados paraciclos em vários pontos do corredor cultural do Centro. Os usuários poderão deixar suas bikes em paraciclos na Casa Porto e nas praças Ubaldo Ramalhete, Costa Pereira (em frente ao Theatro Carlos Gomes) e Oito.

Food truck

Os participantes do Viradão Cultural terão a oportunidade de adquirir alimentos nos veículos food truck. Os proprietários desse comércio participaram de uma palestra com técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória sobre boas práticas e manipulação de alimentos. A oportunidade serviu para esclarecimentos de dúvidas e troca de informações para atuar no evento. Os food trucks ficarão localizados na avenida Jerônimo Monteiro, entre a Escola Técnica Municipal Fafi e o Centro Cultural Sesc Glória.

Segurança

A Guarda Civil Municipal de Vitória vai reforçar o efetivo de agentes de proteção comunitária, que estarão presentes em todas as principais atrações do Viradão. Agentes de trânsito também atuarão nos pontos de interdição para orientar o trânsito e garantir o trânsito seguro dos pedestres.

Limpeza pública

A varrição diurna e noturna da cidade será mantida, além da lavagem do entorno do Theatro Carlos Gomes, calçadas e rua Sete, antes e após o evento.

Banheiros

O público que for conferir o Viradão Vitória vai contar com cerca de 60 banheiros químicos, espalhados por todo o trajeto do evento: Casa Porto, avenida Jerônimo Monteiro, lounge do Festival de Vitória e praças Ubaldo Ramalhete e Oito. Em cada um destes pontos terá um banheiro destinado para pessoas com deficiência.

Palcos

Os palcos estarão distribuídos da seguinte forma:

  • Casa Porto
  • Costa Pereira
  • Rua Sete
  • Lounge Festival de Cinema de Vitória (ao lado do Theatro Carlos Gomes)
  • Ubaldo Ramalhete
  • Praça Oito
  • Corredor Cultural Nestor Gomes
  • Mucane (apresentações no local)
  • Parque Moscoso
André Sobral
Viradão Vitória - Show Zeca Baleiro
Público poderá contemplar projeções de video mapping nas edificações do Centro
Elizabeth Nader
Cortejo com banda de congo segue para Fafi no Viradão Cultural
Cortejos de congo também vão animar e agitar o Centro no Viradão

Voltar ao topo da página