Notícias

Viagem pela Literatura promove contação de histórias para o Dia das Crianças

Publicada em 08/10/2018, às 17h35

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Comemoração do 20º aniversário do Parque Municipal Pedra da Cebola
Vitor Passarim promete fazer as crianças viajarem pelo mundo da literatura com suas histórias

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 14h30, no Casarão Cerqueira Lima, a apresentação "As Fantásticas Histórias Mágicas", uma contação de histórias com o artista Vitor Passarim.

O trabalho, que faz parte das atividades do projeto Viagem pela Literatura, reúne uma variedade de histórias autorais com temas como alimentação saudável, autoestima, coragem e criatividade, além de clássicos da música brasileira.

A atividade está sendo realizada com o patrocínio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conforme edital 002/2017 do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Viagem pela Literatura

O projeto Viagem pela Literatura é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc), desde 1994, com o objetivo de promover ações de incentivo à leitura.

Para isso, o projeto desenvolve atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Municipal e idealizadora do projeto, Elizete Caser, a longevidade do projeto se deve à participação da população. "A expressiva adesão do público, bem como a participação da família nas atividades, a inovação e aprimoramento das ações a cada ano, contribuem para isso".

Para Elizete, a literatura é fundamental na formação dos cidadãos. "Quem lê fica apto a descobrir horizontes veiculados a textos mais críticos, sendo capazes de melhor desempenho, além de apresentar melhor aptidão para o enfrentamento dos problemas sociais".

Atividades
Leonardo Silveira
Comemoração do 20º aniversário do Parque Municipal Pedra da Cebola
Projeto Viagem pela Literatura desenvolve várias atividades para facilitar o acesso do público à leitura

O projeto favorece a aproximação do público infantil com a literatura através de várias atividades:

  • Viver o Livro ao Vivo e em Cores: aproxima o livro dos participantes por meio de peças teatrais baseadas em textos da literatura.
  • Contação de Histórias: resgata a narrativa oral de forma lúdica.
  • Encontro com o Escritor: oferece ao público o acesso ao processo de criação e a oportunidade de exercitar seus questionamentos diretamente com os autores. Após, um contador narra histórias dos livros do autor.
  • Curso de contadores de histórias: promove a capacitação e a formação de multiplicadores da arte de contar histórias em espaços diversos.
  • Oficina de Poesia: proporciona o gosto pela leitura, de forma que possa descobrir nela uma forma de elaborar suas emoções, seus sentimentos e ampliação da visão de mundo.
  • Caixa-Estante (biblioteca móvel): oferece aos participantes o acesso às obras publicadas, por meio de empréstimo de livros e revistas em quadrinhos. Circulam em sistema de rodízio em locais de pouco acesso ao livro e à leitura, com acervo de livros infantis, juvenis e adultos. As pessoas podem consultar o acervo ou obter empréstimos.
  • Sarau Poético: tem como objetivo divulgar a literatura por meio da música, com declamação de poemas, levando os participantes a obter o incentivo pela leitura de forma prazerosa.
Serviço
Viagem pela Literatura
"As Fantásticas Histórias Mágicas", de Vitor Passarim
Quando: quinta-feira (11), às 14h30
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima - rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Aberto ao público

Voltar ao topo da página