Notícias

US da Ilha de Santa Maria tem o menor índice de faltas no mês de junho

Publicada em 09/07/2018, às 09h04

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento

A Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, que atualmente possui 10.523 usuários cadastrados, registrou o menor índice de faltas do mês de junho (11,32%), cuja taxa é a menor registrada desde o início do ano. 

A diretora da US, Karla Kristina Teixeira, relatou que tem sensibilizado os usuários sobre a necessidade da confirmação da presença nas consultas. "Fizemos parceria com conselho, lideranças comunitárias e igrejas para nos ajudar nas orientações em relação ao agendamento online e ao Confirma Vitória. Em toda a US colocamos informativos sobre a importância da confirmação", disse.

Em junho, além da US da Ilha de Santa Maria, mais 14 unidades ficaram abaixo da média do índice de faltas do mês (20,01%): Grande Vitória (14,19%), Jardim Camburi (14,26%), Jardim da Penha (14,48%), Maria Ortiz (14,56%), Jabour (16,85%), Bairro Republica (16,88%), Santo André (17,75%), Santo Antônio (17,82%), Bairro do Quadro (18,20%), Vitória (18,53%), Santa Martha (18,53%), Fonte Grande (19,17%), Maruípe (19,25%) e Ilha das Caieiras (20,00%).

Vagas

O objetivo do agendamento online é organizar o acesso às consultas agendadas nas unidades de saúde da capital e otimizar a oferta de vagas.

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) busca diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da confirmação das vagas. "É importante que a pessoa confirme e compareça na data agendada para que possamos otimizar esses dados e possibilitar que mais pessoas sejam atendidas num espaço de tempo menor. Quando o usuário desmarca a consulta, uma nova vaga é aberta", disse.

Agendamento online

Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento funciona diariamente, a partir das 7 horas, ofertando novas vagas.

Confirma Vitória

Após a consulta agendada, através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). Caso não confirme, a vaga retorna ao sistema, sendo novamente disponibilizada para outros pacientes.


Voltar ao topo da página