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Torpedos: Mais de 10 mil pessoas avaliaram os serviços de saúde no mês de julho

Publicada em 02/08/2017, às 16h35

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Eduardo Brinco


Foto Divulgação

Tela do sistema Torpedo da Saúde

O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados em Vitória (Ampliar imagem)

No mês de julho, 13.483 pessoas deram notas aos serviços de saúde de Vitória, isso significa que 89,93% dos pacientes avaliaram como bom/muito bom, ótimo/excelente, os serviços da rede municipal de saúde. Mais uma vez, todas as unidades de saúde de receberam notas acima de oito.

A nota média de todos os serviços foi de 8,71. Foi o que revelou o último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Veja as notas

A Unidade de Saúde (US) que recebeu a maior nota, no último mês, foi a de Santa Luiza, com 9,52, e outras quatro unidades que receberam notas acima de nove foram, Maruípe, Maria Ortiz, Jardim Camburi e bairro do Quadro

A US de Santa Luiza atualmente lidera o ranking do 1º semestre de 2017, com média 9,30. Para a diretora da unidade, Antonia Jeane Alves de Souza, o resultado é fruto de um trabalho de acolhimento humanizado, em que a equipe prioriza uma escuta ativa da demanda do usuário.

"O paciente quer receber atenção e ser ouvido desde quando chega na portaria e passa pela recepção. A nota não é apenas para um profissional, e sim para todo o processo de trabalho e atendimento. Temos muito comprometimento e dedicação da equipe. Também costumamos a ligar para todas aquelas pessoas que nos deram nota inferior a cinco e procuramos saber o motivo para, então, melhorar esses pontos", aponta Antonia Jeane.

Centros Municipais de Especialidade e Pronto Atendimentos

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas acima de 9.
Os prontos-atendimentos (PA's) de São Pedro e Praia do Suá obtiveram, respectivamente, as notas 8,11 e 7,96.

Para o diretor do PA de São Pedro, Fernando Gustavo da Vitória, o principal ponto de avaliação do usuário é o tempo de espera para consulta médica. “Passamos a trabalhar junto aos plantonistas sobre a importância de ser respeitado o tempo da classificação de risco do paciente. Tentamos, sempre que possível, dar uma satisfação a população que espera pelo atendimento, avisando o que está acontecendo e o que esta impactando diretamente no tempo de espera para consulta” diz.

Para ele a força de vontade da equipe ajuda bastante na hora de receber a avaliação. “Minha equipe está sempre empenhada a prestar um atendimento de qualidade aos nossos munícipes e isso faz toda diferença”, avalia.

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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