Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Torpedos: Mais de 10 mil pessoas avaliaram os serviços de saúde no mês de julho

Publicada em

Por Milene Miguel, com edição de Eduardo Brinco


Foto Divulgação
Tela do sistema Torpedo da Saúde
O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados em Vitória

No mês de julho, 13.483 pessoas deram notas aos serviços de saúde de Vitória, isso significa que 89,93% dos pacientes avaliaram como bom/muito bom, ótimo/excelente, os serviços da rede municipal de saúde. Mais uma vez, todas as unidades de saúde de receberam notas acima de oito.

A nota média de todos os serviços foi de 8,71. Foi o que revelou o último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Veja as notas

A Unidade de Saúde (US) que recebeu a maior nota, no último mês, foi a de Santa Luiza, com 9,52, e outras quatro unidades que receberam notas acima de nove foram, Maruípe, Maria Ortiz, Jardim Camburi e bairro do Quadro

A US de Santa Luiza atualmente lidera o ranking do 1º semestre de 2017, com média 9,30. Para a diretora da unidade, Antonia Jeane Alves de Souza, o resultado é fruto de um trabalho de acolhimento humanizado, em que a equipe prioriza uma escuta ativa da demanda do usuário.

"O paciente quer receber atenção e ser ouvido desde quando chega na portaria e passa pela recepção. A nota não é apenas para um profissional, e sim para todo o processo de trabalho e atendimento. Temos muito comprometimento e dedicação da equipe. Também costumamos a ligar para todas aquelas pessoas que nos deram nota inferior a cinco e procuramos saber o motivo para, então, melhorar esses pontos", aponta Antonia Jeane.

Centros Municipais de Especialidade e Pronto Atendimentos

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas acima de 9.
Os prontos-atendimentos (PA's) de São Pedro e Praia do Suá obtiveram, respectivamente, as notas 8,11 e 7,96.

Para o diretor do PA de São Pedro, Fernando Gustavo da Vitória, o principal ponto de avaliação do usuário é o tempo de espera para consulta médica. “Passamos a trabalhar junto aos plantonistas sobre a importância de ser respeitado o tempo da classificação de risco do paciente. Tentamos, sempre que possível, dar uma satisfação a população que espera pelo atendimento, avisando o que está acontecendo e o que esta impactando diretamente no tempo de espera para consulta” diz.

Para ele a força de vontade da equipe ajuda bastante na hora de receber a avaliação. “Minha equipe está sempre empenhada a prestar um atendimento de qualidade aos nossos munícipes e isso faz toda diferença”, avalia.

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.