Taxistas devem agendar no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a verificação dos seus taxímetros
Todos os taxistas de Vitória devem agendar no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a verificação dos seus taxímetros. O período de agendamento, que pode ser feito aqui, vai até 24 de agosto.
A verificação dos equipamentos acontece de 29 de agosto a 25 de setembro. Antes, o taxista deverá comparecer à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), para buscar a autorização.
Durante a aferição do taxímetro, o taxista deve apresentar a seguinte documentação:
autorização da Setran
último certificado de verificação
Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV)
Carteira de Habilitação (CNH)
comprovante de pagamento da GRU referente ao serviço de verificação.
Depois, o Inmetro lacra o equipamento e aplica um selo de validade, com o objetivo de tornar visível qualquer violação ao taxímetro.
Autuação
O taxista que não realizar o serviço pode ser autuado pelo Inmetro e também pela Prefeitura de
Vitória durante as ações de fiscalização ou na vistoria anual dos táxis, realizada no ínício de
cada ano.
Passo a passo para o taxista agendar antecipadamente a verificação do taxímetro: 1. Acessar servicos.inmetro.rs.gov.br/agendamento; 2. Selecionar o Estado do Espírito Santo; 3. Informar seu CPF e consultar; 4. Verificar se os dados do permissionário e veículo estão corretos; 5. Clicar em agendar, escolher a data e confirmar; 6. Selecionar imprimir, abrirá uma janela com a Guia de Recolhimento da União (GRU), onde constará a data e o local da verificação.