Notícias

Seminário otimiza partipação dos pais na gestão das unidades de ensino

Publicada em 24/06/2015, às 15h43

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Seminário de Pais Conselheiros
Seminário de Pais Conselheiros teve o objetivo de potencializar a atuação deles no processo de gestão das escolas da rede municipal

O Seminário de Pais Conselheiros foi um sucesso. O evento, que aconteceu nas últimas segunda (22) e terça-feiras (23), no auditório da Findes, reuniu cerca de 100 conselheiros escolares, que puderam discutir ações coletivas para efetivar a participação dos pais e da família na gestão da aprendizagem.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Gestão Democrática (GGD) e da Equipe de Conselho de Escola e Mobilização Estudantil, o evento teve como objetivo potencializar a atuação dos pais conselheiros nos processos de gestão das unidades de ensino às quais estão vinculados.

A gerente da GGD, Ivana Queiroz Bello, destaca a importância do evento. "O poder público tem a obrigação de oferecer aos pais conselheiros a participação ativa na gestão escolar. Dessa maneira, o seminário permite que eles se apropriem de conhecimentos e informações visando à garantia da aprendizagem efetiva dos alunos e à participação da comunidade escolar", disse.

A participação dos pais e mães na gestão da escola pública está garantida pela lei municipal nº 6.794/2006, que traz as normas de funcionamento dos Conselhos de Escola dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).

Aprovação dos conselheiros

Divulgação Seme
Seminário de Pais Conselheiros
Conselheira Marciana Rosa Gomes aprovou o seminário e tirou algumas dúvidas

A conselheira Marciana Rosa Gomes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Escobar, em Santa Martha, aprovou a iniciativa. "O seminário foi maravilhoso. Nós, que estamos no dia a dia da escola, algumas vezes encontramos dificuldades de dar os encaminhamentos. As palestras foram excelentes e ajudaram a tirar muitas dúvidas", disse.

Conselheiras da Emef Otto Ewald Júnior, localizada em Itararé, Ana Cristina dos Santos e Andreia Meireles destacaram a importância do evento. "Ações como esta são fundamentais para melhorar a atuação dos conselheiros na escola", disse Ana Cristina. "Saímos daqui mais esclarecidos e motivados para trazer a família para dentro da escola", completou Andreia.

Quem também aprovou o evento foi o conselheiro Fabiano Nunes Teixeira, da Emef Rita de Cássia Silva Oliveira, em Resistência. "O Conselho de Escola é muito forte na nossa escola. Essa parceria com a gestão pública só vem a contribuir com o nosso trabalho. Sem dúvidas, as informações que obtivemos aqui vai ajudar muito na nossa maneira de atuar na unidade", disse.


Voltar ao topo da página