Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Seminário otimiza partipação dos pais na gestão das unidades de ensino

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Seminário de Pais Conselheiros
Seminário de Pais Conselheiros teve o objetivo de potencializar a atuação deles no processo de gestão das escolas da rede municipal

O Seminário de Pais Conselheiros foi um sucesso. O evento, que aconteceu nas últimas segunda (22) e terça-feiras (23), no auditório da Findes, reuniu cerca de 100 conselheiros escolares, que puderam discutir ações coletivas para efetivar a participação dos pais e da família na gestão da aprendizagem.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Gestão Democrática (GGD) e da Equipe de Conselho de Escola e Mobilização Estudantil, o evento teve como objetivo potencializar a atuação dos pais conselheiros nos processos de gestão das unidades de ensino às quais estão vinculados.

A gerente da GGD, Ivana Queiroz Bello, destaca a importância do evento. "O poder público tem a obrigação de oferecer aos pais conselheiros a participação ativa na gestão escolar. Dessa maneira, o seminário permite que eles se apropriem de conhecimentos e informações visando à garantia da aprendizagem efetiva dos alunos e à participação da comunidade escolar", disse.

A participação dos pais e mães na gestão da escola pública está garantida pela lei municipal nº 6.794/2006, que traz as normas de funcionamento dos Conselhos de Escola dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).

Aprovação dos conselheiros

Divulgação Seme
Seminário de Pais Conselheiros
Conselheira Marciana Rosa Gomes aprovou o seminário e tirou algumas dúvidas

A conselheira Marciana Rosa Gomes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Escobar, em Santa Martha, aprovou a iniciativa. "O seminário foi maravilhoso. Nós, que estamos no dia a dia da escola, algumas vezes encontramos dificuldades de dar os encaminhamentos. As palestras foram excelentes e ajudaram a tirar muitas dúvidas", disse.

Conselheiras da Emef Otto Ewald Júnior, localizada em Itararé, Ana Cristina dos Santos e Andreia Meireles destacaram a importância do evento. "Ações como esta são fundamentais para melhorar a atuação dos conselheiros na escola", disse Ana Cristina. "Saímos daqui mais esclarecidos e motivados para trazer a família para dentro da escola", completou Andreia.

Quem também aprovou o evento foi o conselheiro Fabiano Nunes Teixeira, da Emef Rita de Cássia Silva Oliveira, em Resistência. "O Conselho de Escola é muito forte na nossa escola. Essa parceria com a gestão pública só vem a contribuir com o nosso trabalho. Sem dúvidas, as informações que obtivemos aqui vai ajudar muito na nossa maneira de atuar na unidade", disse.