Notícias

Seminário debate questões das mulheres negras no Mucane

Publicada em 22/07/2015, às 15h09 | Atualizada em 22/07/2015, às 16h17

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
IV Feira Criola
Seminário vai acontecer no Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho)

O Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), no Centro Histórico, vai receber o Seminário de Formação Marcha das Mulheres Negras 2015, que acontece neste sábado (25), das 8 horas às 17h30.

Durante o evento, organizado pelo Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras, será feita uma análise do contexto da situação das mulheres negras no Espírito Santo, além de estratégias para mobilização de representantes do Estado para a participação na Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá no dia 18 de novembro, em Brasília (DF).

"Para o Mucane contribuir para o fortalecimento, a articulação e o protagonismo das mulheres negras são de fundamental importância. Pois a mulher negra constitui um segmento da sociedade que sofre a tripla opressão, em que as desigualdades de oportunidades e o racismo tentam desqualificar e isolar qualquer possibilidade de ascensão e de protagonismo da população negra", afirmou o coordenador do espaço, Wellington Nascimento.

Na programação, haverá mesas-redondas, oficinas de valorização da cultura negra e o lançamento do filme “Quase Samba”, de Ricardo Targino, que conta com a participação da cantora Mariene de Castro. O vídeo conta a história de Teresa, cantora de rádio que mora na periferia e que, em seu último mês de gravidez, vive um conflito amoroso em uma fábula sobre a família contemporânea.

Elizabeth Nader
Intercâmbio Cultural Giramundo no MUCANE
Evento no Mucane vai contextualizar a situação das mulheres negras no Espírito Santo

Inscrição

Para os interessados em participar do seminário, basta se inscrever aqui. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail marcha2015mnes@gmail.com .

Programação

8h - Café compartilhado
8h30 - Credenciamento
9h - Mesa de abertura
9h30 - "A articulação da Marcha das Mulheres Negras"
10h - Análise de conjuntura do cenário das mulheres negras
11h - Debate
13h30 - Pensando a Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, a violência e pelo bem viver: estratégias para Brasília
15h - Valorização da ancestralidade: nossos passos vêm de longe - oficina de turbantes
16h - Lançamento do filme "Quase Samba", de Ricardo Targino, com Mariene de Castro
17h - Coquetel de encerramento

25 de julho

A data 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. A data foi instituída em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras.

A data também funciona como uma forma de dar visibilidade aos problemas enfrentados pela mulher negra nos dias de hoje e que são resquícios do período da escravidão, como menor nível de escolaridade, remuneração baixa e condições de trabalho normalmente problemáticas e dentro da informalidade.

Serviço

“Seminário de Formação Marcha das Mulheres Negras 2015”
Quando: sábado (25), das 8h às 17h30
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro 


Voltar ao topo da página