Notícias

Segurança: 235 câmeras monitoram ocorrências e trânsito na capital

Publicada em 03/01/2018, às 16h07 | Atualizada em 03/01/2018, às 16h07

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Câmera de Videomonitoramento
Câmeras de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana funcionam 24 horas por dia

As câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos de Vitória auxiliam na segurança pública e no controle do trânsito, garantido mais tranquilidade para moradores e turistas.

A Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), além de potencializar o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica.

O sistema, que foi inaugurado em dezembro de 2011, conta atualmente com 235 câmeras de videomonitoramento. Dessas, 207 fazem a cobertura dos locais públicos. "Os equipamentos são importantes no apoio ao trabalho de policiamento ostensivo, além de auxiliar na identificação de conflitos e demandas por agentes de trânsito", apontou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Cobertura

Os equipamentos realizam a cobertura de 6,89 Km² da área urbana de Vitória, o equivalente a 16% da extensão da capital. Vitória possui uma área territorial de 86,536 km², mas, quando excluídos o Maciço Central, a área do Aeroporto e o Parque Industrial, que são áreas inabitadas, a área é de 35,56Km².

Integração

As câmeras exercem um papel importante na gestão de uma cidade inteligente, como Vitória. Elas são operadas 24 horas por dia, de forma integrada com a Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Operações e de Defesa Social (Ciodes).

Crimes

Diego Alves
Vídeo Monitoramento
Central de Videomonitoramento faz acompanhamento em tempo real do trânsito, de situações suspeitas e de ocorrências policiais

Os equipamentos são operados por agentes de proteção comunitária e agentes de trânsito da Guarda Municipal, que acionam as forças de segurança imediatamente sempre que é detectada alguma atividade ilícita ou uma ação suspeita. As câmeras já foram responsáveis por várias prisões e apreensões realizadas na cidade, como pichação, furtos e assaltos. Carros roubados também são recuperados com a ajuda dessa tecnologia.

Um dos serviços prestados pelos operadores da Central de Videomonitoramento é identificar pontos viciados de lixo e acionar os setores responsáveis pela limpeza da Prefeitura para a retirada. Os operadores também verificam acidentes de trânsito e retenções, acionando imediatamente os agentes de trânsito para desobstrução do local.

Alcance

Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de mais de 800 metros de distância, sendo que as imagens captadas a 300 metros são mais nítidas para fazer os devidos reconhecimentos.

"A tecnologia é fundamental para garantir segurança, auxiliar na fluidez do trânsito e, principalmente, para dar agilidade na solução de demandas geradas para melhorar a gestão da cidade", ressaltou o gerente do Ciom, Fabiano Pimentel.


Voltar ao topo da página