Notícias

Restauração do Convento São Francisco resgata traços originais do monumento

Publicada em 09/07/2013, às 11h46

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Fachada do convento São Francisco
Paredes da fachada principal do Convento São Francisco foram pintadas

Restaurado e imponente, o Convento São Francisco, no Centro Histórico de Vitória, compõe o Projeto Visitar e surpreende pela beleza e pelos traços originais. O patrimônio, que começou a ser construído no século 16, é o segundo mais antigo do Brasil, atrás apenas do Convento de Olinda, em Pernambuco.

A intervenção incluiu a recuperação do reboco e da pintura das paredes da fachada principal do convento – também conhecida como frontispício –, a manutenção do telhado da igreja e da capela, a melhoria da rampa para acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e demolição de uma imensa parede de lajotas na parte frontal do edifício, para a recuperação das características originais do monumento, que foram alteradas em 1925.

Especialistas e uma equipe de 30 pessoas, composta por jovens aprendizes do Instituto Goia, fizeram os trabalhos. Durante o processo de restauração, a equipe resgatou, atrás de paredes de lajota e pedras, as antigas portas que davam acesso ao edifício, datadas da época em que foi construído.

Relíquias

Outro importante achado foi feito durante o processo de raspagem das paredes da fachada, quando uma porta e uma janela, até então desconhecidas, foram descobertas logo abaixo de algumas camadas de tijolo, na base do edifício.

A remoção da primeira camada revelou a localização do antigo porão do convento, aterrado com entulho proveniente da demolição da antiga igreja de São Francisco. A localização original da porta e da janela, entretanto, foi delimitada como forma de manter a aparência original do edifício.

"Quem passar pelo convento ao meio-dia ou às 18 horas também escutará o sino, que desde o século XVIII, tradicionalmente, badala nesses horários. A acessibilidade está em condições de receber pessoas com dificuldades de locomoção. Desejamos que mais turistas e moradores se deslumbrem com a riqueza histórica", disse o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior.

Franciscanos

Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Arquitetônico Capixaba em 1983, o conjunto é hoje ocupado pelas atividades administrativas da Arquidiocese de Vitória e Cáritas Arquidiocesana.

O Convento São Francisco foi construído no século XVI por padres franciscanos. Além da igreja, a edificação abrangia as dependências necessárias ao monastério e a Capela da Ordem Terceira da Penitência. O convento, que já abrigou o Orfanato Cristo Rei, hoje abriga diversas entidades ligadas à Igreja Católica. O frontispício já recebeu outras reformas, em 1744 e 1784, e a fachada foi elemento que restou do conjunto arquitetônico original.


Voltar ao topo da página