Notícias

Residenciais Tabajara e Pouso Real: um presente de Natal para mais 40 famílias

Publicada em 24/12/2014, às 10h12

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Deyvison Longui


Diego Alves
Inauguração dos residenciais Tabajara e Pouso Real
Mais 40 famílias realizaram neste Natal o sonho da casa própria.

Os residenciais Tabajara e Pouso Real foram inaugurados, nesta terça-feira (23), concluindo assim a primeira etapa do projeto Morar no Centro, que ofereceu moradia digna também a outras 54 famílias no residencial Estoril.

A readequação dos antigos hotéis - Tabajara e Pouso Real - para serem transformados em moradia popular faz parte do programa de Revitalização do Centro de Vitória e, com esta obra, mais 40 famílias realizaram neste Natal o sonho da casa própria. Juntam-se agora aos movimentos do Centro para fazer reviver nossa história.

A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em em seguidam os participantes visitaram os empreendimentos acompanhados pelo prefeito Luciano Rezende e por secretários municipais.

O secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá, lembrou que “avançar com o projeto Morar no Centro é uma grande vitória porque contribui para a revitalização e dá oportunidade a famílias de menor renda de ter realizado o sonho da casa própria”.

“É com muita satisfação que inauguramos esses residenciais porque temos consciência da importância desse patrimônio para as famílias que hoje mudam de vida e podem criar seus filhos com dignidade. É uma nova etapa para o Centro e uma nova vida para essas 40 famílias”, afirmou o secretário.

O gerente Regional da Caixa, Antônio Carlos Nicchio, ressaltou a importância da requalificação de prédios antigos: “É um presente de Natal a essas famílias e a toda a cidade porque esse não é um trabalho fácil”.

“Esse será um Natal inesquecível para essas 40 famílias”. Foi com essa afirmação que o prefeito Luciano Rezende deu início ao discurso de inauguração dos Residenciais Tabajara e Pouso Real. Lembrando que a conclusão da obra foi um compromisso de campanha, o prefeito Luciano Rezende ressaltou a importância de um lar para as famílias:

“Nada é mais importante do que um lar para uma família. Nós estamos trazendo vida de novo ao Centro porque vida se dá com gente. O Centro está na moda. A prefeitura investiu seis milhões de reais nessa obra para que essas famílias tivessem uma vida nova e trouxessem essa vida para o nosso Centro”, destacou..

Morar no Centro

Aproximadamente 1.800 famílias inscreveram-se para a primeira etapa do projeto Morar no Centro, que é composta pela readequação e requalificação para moradia popular dos antigos hotéis Tabajara, Pouso Real e Estoril.

Diego Alves
Inauguração dos residenciais Tabajara e Pouso Real - Edifício Tabajara
Com a inauguração dos residenciais Tabajara e Pouso Real, e a entrega do Estoril, a Prefeitura concluiu a primeira etapa do Morar no Centro.

O Tabajara foi construído na década de 40 e o Pouso Real por volta dos anos 50. Após o fechamento dos hotéis, a construção passou a ser ocupada por usuários de drogas e chegou a abrigar casos de prostituição, trazendo transtorno à população que morava ou passava pelo Centro de Vitória.

“O repovoamento da área central de Vitória que é servida de toda infraestrutura (abastecimento de água, coleta de lixo e oferta de equipamentos de saúde, ensino e de lazer) é fundamental para essa mudança de vida proposta nos projetos de habitação de interesse social”, explica o secretário.

Famílias

As famílias que fazem parte do Morar no Centro têm renda de aproximadamente três salários mínimos e pagam durante 15 anos prestações mensais que correspondem a 10% da renda familiar.

Elas participaram desde o início da obra de capacitações promovidas pelo desenvolvimento do trabalho técnico-social que envolve oficinas de relações interpessoais, administração de condomínio, entre outras formas de melhorar o convívio em grupos


Voltar ao topo da página