Notícias

Rede Bem Estar é finalista em prêmio do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Publicada em 28/11/2014, às 13h53 | Atualizada em 28/11/2014, às 17h33

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Prêmio Governarte
Imagem no site do Prêmio Governarte mostra que a Rede Bem Estar é finalista

Implantado em toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o software de gestão Rede Bem Estar, construído e implantado pelos servidores da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) da Prefeitura de Vitória, foi selecionado entre os finalistas do Prêmio Governarte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o trabalho "Implantação do Prontuário Eletrônico na rede de saúde".

Os cidadãos podem votar no trabalho no site www.iadb.org até o dia 8 de dezembro. O prêmio é um incentivo aos projetos idealizados na América Latina e no Caribe que priorizam ações de crescimento ambiental sustentável, equidade social, redução da pobreza, modernização do Estado e integração regional.

A Rede Bem Estar interliga todos os equipamentos da rede municipal de saúde (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e de especialidades) em um único sistema. Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros) utilizando a assinatura digital.

A partir de 2013, a Rede Bem Estar passou a oferecer uma variedade de serviços, como avaliação do atendimento por meio de mensagens SMS (torpedo), gestão do agendamento de retorno de especialidade e atestados médicos que permitem validação através do uso de QR Code. Além disso, destaca-se a integração com os prestadores de serviços, a exemplo dos laboratórios, que passaram a enviar os resultados dos exames em formato digital diretamente para o prontuário do paciente utilizando assinatura digital, tornando esse processo muito mais eficiente e ágil.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, Marcio Passos, explicou: "Quando o paciente é notificado com suspeita de dengue, por exemplo, a notificação é enviada de forma eletrônica para o setor de Vigilância Epidemiológica do município, permitindo que seja avaliado o caso imediatamente e, até mesmo, detectada uma suposta epidemia no bairro onde o paciente reside".

Teleconsultoria

A funcionalidade mais recente é a integração com o Telessaúde Espírito Santo, que permite a um servidor de saúde de Vitória realizar uma teleconsultoria diretamente através da Rede Bem Estar, através da qual um ou mais profissionais compartilham da responsabilidade para com o cuidado de um paciente ou a solução de uma dúvida clínica genérica, sem que seja necessário acessar outro ambiente.

Prontuários

André Luiz Silva Sobral
Atendimento médico
Rede Bem Estar dá informações em tempo real em consulta médica

Atualmente, a Rede conta com mais de 450 mil prontuários e 17.145.000 registros de procedimentos. Vitória é a única cidade do Espírito Santo e uma das poucas no país a ter a saúde totalmente informatizada, garantindo informações mais seguras e em tempo real.

Sustentabilidade

Em termos de sustentabilidade, a implantação da Rede permitiu a eliminação dos prontuários de papel, reduzindo custos de impressão, do próprio papel e de armazenagem, através do uso da assinatura digital.

"É difícil mensurar quem foi o maior beneficiado, se o município ou o próprio paciente", comparou Marcio Passos, que completou: "O município passou a ter um retrato da população usuária dos serviços de saúde e o paciente teve uma melhora significativa na qualidade do atendimento, envolvendo não só a sala do médico, que tem acesso a todo o seu histórico, mas como todo o ciclo de atendimento, incluindo desde a marcação de consulta até a finalização dos procedimentos prescritos pelo médico", esclareceu o subsecretário de Tecnologia da Informação.


Voltar ao topo da página