Notícias

Qualidade de vida e serviços fazem de Vitória 3º melhor capital para se viver

Publicada em 28/04/2017, às 17h12

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Cátia Euzébio de Menezes


Diego Alves
Praça dos Desejos com mar ao fundo (Vista do Hotel Sheraton
Pesquisa apontou que Vitória é a terceira melhor capital do País para se viver
André Sobral
Rua de Lazer - Praia de Camburi
Camburi é a maior praia e uma das mais frequentadas na orla da capital

Com pouco mais de 359 mil habitantes, segundo estimativas de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória é a terceira melhor capital do País para se viver, atrás apenas de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) , segundo estudo da consultoria Macroplan, publicado na revista Exame.

Para chegar a essa conclusão, a consultoria avaliou as 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do Produto Interno Bruto (PIB) do País, em indicadores divididos em quatro áreas: educação e cultura, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.

O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de zero, pior é a condição de vida no local. Vitória alcançou a nota 0,681.O levantamento também mostra quais foram as cidades mais bem colocadas em cada categoria. A capital capixaba foi a melhor no quesito "Educação e Cultura", com 0,630. Em "Saúde", a capital ficou na terceira posição, com 0,686.

Não faltam motivos para elevar a capital a esse patamar. Vitória conta com diversas praias. Entre as mais conhecidas e frequentadas, está Camburi, na parte continental da cidade. Com cerca de cinco quilômetros de extensão, é a maior praia de Vitória, sendo totalmente urbanizada e com um belo calçadão.

Esportes

Vitória é a capital do esporte. Além de espaços, projetos, campeonatos e outras ações que fazem com que a cidade seja cada vez mais ativa e saudável, o número de praticantes de atividades físicas aumentou. A justificativa é a maior oferta de atividades, como o projeto Aeróbica Noturna e as Academias Populares e da Pessoa Idosa (APPI´s).

Os domingos e feriados são uma atração para família e esportistas, pois Vitória possui uma ciclofaixa cuja extensão é de 15,7 km e liga o Tancredão a Jardim Camburi. Uma faixa em toda a orla fica exclusiva para os ciclistas das 7 às 15 horas. Todo o percurso é sinalizado com faixas e caixas vermelhas (sempre na faixa à direita) e separado do fluxo de trânsito por cones. Também foram criadas ciclofaixas em Goiabeiras e Fradinhos. As Ruas de Lazer acontecem no Centro e Camburi (Jardim da Penha e Jardim Camburi).

No quiosque 2 da praia de Camburi, ainda funciona o Núcleo de Incentivo ao Esporte e Lazer, que oferece material esportivo para quem quiser jogar na orla. No espaço, qualquer pessoa pode pegar os materiais, mediante apresentação de documento com foto. Há a oferta de redes e bolas de vôlei, futevôlei e futebol de areia, além de peteca e furingo (travinha). O núcleo fica aberto de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 17 às 21 horas.

Incentivo

Ícaro Silli aprovou a iniciativa e disse que irá voltar a praticar futebol de areia no Núcleo de Incentivo ao Esporte: "Achei sensacional. Jogava muito na minha infância e tinha muita vontade de voltar a jogar, mas não tinha oportunidade. Agora vou juntar uma turma e aproveitar esse espaço", contou.

O professor de Educação Física Carlos Augusto Moreira, que recentemente se mudou para Vitória, diz que está encantado com a cidade. "Esta cidade é maravilhosa. E acho muito importante a utilização dos espaços para o esporte. Diariamente, venho com minha família dar uma caminhada no calçadão, apreciar a bela paisagem, e uma coisa é lei para mim: depois do trabalho, venho dar um mergulho no mar para voltar renovado para casa".

André Sobral
Ciclofaixa que liga o Tancredão a Rua de Lazer
Rua de Lazer e ciclofaixa são uma boa opção de passeio e prática de esportes nos domingos e feriados
André Sobral
Abertura do ano letivo 2017
Vitória também obteve destaque no quesito Educação

Cidades inteligentes e conectadas

A pesquisa da consultoria Macroplan vem ao encontro do resultado do ranking Cidades Inteligentes e Conectadas (Connected Smart Cities), divulgado em junho de 2016 pela revista Exame. Vitória alcançou o 1º lugar em Educação (em 2015, era 3º), manteve o 1º lugar em Saúde, subiu de 2º para 1º lugar geral entre as cidades com até 500 mil habitantes e de 7º para 6º lugar geral entre as cidades mais inteligentes em todo o Brasil.

Saúde

Vitória possui 29 unidades básicas, 2 prontos-atendimentos 24 horas e 2 centros de especialidades, além de centros de referências e polos de academia espalhados por toda a cidade. Veja a lista.

Para melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Vitória informatizou todos os equipamentos de saúde do município, agilizando o acesso à informação, a organização e o controle por parte das unidades de saúde. Além disso, Vitória é a primeira cidade do País a tornar lei a obrigatoriedade do uso do prontuário eletrônico do paciente (PEP) juntamente com o uso de assinatura digital no padrão ICP-Brasil.

O sistema informatizado, denominado Rede Bem Estar, também permitiu agilizar procedimentos administrativos, gerenciais, de atendimento e acesso à informação de pacientes. Além disso, o sistema armazena o prontuário eletrônico com os dados do atendimento prestado ao paciente em todo o município, aumentando a segurança tanto para pacientes e profissionais, como é o caso do atestado médico (que é emitido utilizando QR Code), o que permite que o documento seja validado sempre que desejado através da internet. 

Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros) utilizando a assinatura digital para garantir a eliminação do uso de papel.

O sistema também oferece aos pacientes a oportunidade de avaliar os serviços através de torpedo (SMS). A avaliação de atendimento por SMS permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços. Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um SMS para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.

Leonardo Silveira
Área de Internet Livre e fachada da Unidade de Saúde Bairro do Quadro
Saúde também levou Vitória a alcançar bom resultado na pesquisa
André Sobral
Torpedo da Saúde
Pacientes têm a oportunidade de avaliar a rede municipal de saúde por torpedo

Voltar ao topo da página