Notícias

Pronto-Atendimento de São Pedro estimula leitura com espaço mais humanizado

Publicada em 03/03/2018, às 14h49 | Atualizada em 06/03/2018, às 13h31

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Humanização do PA de São Pedro
Prefeito Luciano Rezende, secretária Cátia Lisboa, artistas, colaboradores e moradores participaram do evento no PA de São Pedro
Diego Alves
Humanização do PA de São Pedro
Geladeira ganhou cara nova com grafite e disponibilizará livros para os usuários do PA

O Pronto-Atendimento de São Pedro recebeu, neste sábado (3), uma intervenção literária e cultural que visa chamar atenção das pessoas para a importância da leitura. Uma geladeira inativa ganhou cara nova com grafite e foi instalada na recepção para disponibilizar várias opções de livros aos usuários do PA.

O projeto "Biblioteca gelada", que tem o incentivo do Instituto Nacional de Erradicação de Carência Escolar e Social, foi idealizado pelos jovens Thiago Ferreira Gomes e Diego Tiago Costa. A geladeira foi grafitada pelo colaborador Din Welder. O projeto também visa aproximar os jovens do atendimento", disse Diego.

Além disso, o PA recebeu três novos bancos de cimento, que foram grafitados pelo colaborador e artista Enzo Razor com as expressões "Cidade Humana" e "Cidade Mais Justa e Mais Feliz", reafirmando o conceito de cidade inteligente e educadora adotado na capital. A unidade também recebeu um novo jardim. 

"É um projeto que vai trazer mais humanização para dentro do PA, onde as pessoas poderão ler enquanto aguardam. Para que o cuidado seja, de fato, humanizado, é necessário enxergar no paciente mais do que uma patologia", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que prestigiou o evento.

A secretaria municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressaltou a importância de ter um olhar diferenciado para cada usuário do sistema. "O primeiro passo deve ser direcionar uma atenção especial ao espaço físico, tentando proporcionar uma sensação de bem-estar, alegre e confortável", disse.

Satisfação dos usuários

A moradora do bairro Estrelinha Aureny Scheidegger Amaral elogiou o atendimento no PA. "No PA, temos um atendimento muito bom. Esse projeto vai ser ótimo para a população, principalmente para as crianças e jovens". 

A técnica de Enfermagem Daniela da Silva Firmino está há 10 anos trabalhando no serviço e não esconde a motivação. "Sou muito motivada a trabalhar aqui e trabalho com satisfação. Também participo ativamente em outras áreas a fim de humanizar ainda mais o PA".


Voltar ao topo da página