Notícias

Projeto Instrumentarte participa de encontro nacional de educação musical

Publicada em 17/09/2018, às 16h25

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Kesia Levone
Instrumentarte
Alunos do projeto Instrumentarte fizeram apresentação de congo no evento
Kesia Levone
Instrumentarte
Instrumentarte preserva e fomenta a cultura popular através de uma das mais importantes manifestações culturais do Espírito Santo, o congo

Vitória recebeu, entre os dias 10 e 14 de setembro, a 2ª edição do Seminário Nacional FLADEM Brasil, que tem como objetivo fomentar reflexões, discussões e interações sobre as demandas voltadas para o campo da educação musical com educadores de todo o Brasil.

O evento aconteceu no Palácio de Cultura Sônia Cabral e teve três focos de discussão: "O que são as pedagogias abertas?"; "O que se entende por currículo?"; e "O que tem o processo de Educação Musical a contribuir para a formação humana?".

Entre os destaques do seminário, que reuniu minicursos, mesa-redonda, debate e conferências, esteve a participação do projeto Instrumentarte – Ensino de Congo nas Escolas, que acontece há mais de uma década na rede municipal de ensino.

Os participantes do minicurso "O Ensino de Congo nas Escolas" vivenciaram a prática do congo por meio de encontros com o mestre Valdemiro, que estava acompanhado dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, em Antônio Honório, na região de Goiabeiras.

Além dos alunos e do mestre, estava presente o artesão mestre Wander Silva de Oliveira, conhecido como Sagrilo, que constrói os instrumentos (tambores, casacas, caixas e chocalhos) utilizados como suporte ao aprendizado dos ritmos, levadas, toadas tradicionais e composição de versos de improviso nas aulas e que foram usados no minicurso.

Instrumentarte

Idealizado em 2004, o "Instrumentarte", projeto que integra as atividades do Circuito Cultural, valoriza a identidade folclórica capixaba ao possibilitar que mestres e integrantes de bandas de congo ensinem essa arte musical aos alunos da rede pública de ensino de Vitória.

A proposta é a valorização de saberes e fazeres, além de preservar e fomentar a cultura popular através de uma das mais importantes manifestações culturais do Espírito Santo, o congo.


Voltar ao topo da página