Notícias

Projeto habitacional em Jaburu vai beneficiar cerca de 100 famílias

Publicada em 27/07/2015, às 12h55

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Sehab
Visita Jaburu
Equipe da Secretaria Municipal de Habitação realizou visitas técnicas em Jaburu

Uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) possibilitará à Prefeitura de Vitória a realização de duas importantes obras no bairro Jaburu: a reforma do reassentamento e a reconstrução de 22 unidades habitacionais.

São aproximadamente R$ 4 milhões destinados a obras que vão garantir melhoria na qualidade de vida e nas condições de habitabilidade daquela população.

A reforma do reassentamento contempla 72 famílias com a construção de castelo d´água (local para assentar a caixa d´água), além de adequação das instalações hidráulicas e da ampliação de áreas de serviço. "Aqui no residencial, era uma caixa d´água para cada família, mas as duas ficavam no andar de cima e a gente precisava incomodar o outro morador se precisasse fazer qualquer serviço na caixa", conta Maria Elizabeth Soares.

"Com a reforma, haverá mais facilidade de acesso a essas caixas, possibilitando às famílias realizar procedimentos de limpeza e manutenção", explicou a arquiteta Flávia Gonçalves.

Residencial e reconstrução

O residencial Jaburu contempla 72 unidades, divididas em 12 blocos, e cada apartamento mede aproximadamente 50 metros quadrados.

Outra obra importante que será realizada a partir da parceria com o BID – que disponibilizou R$ 3.665.715,59 para investimento em projeto habitacional no bairro Jaburu – é a reconstrução de 22 unidades habitacionais. A equipe da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) visitou o local para definir, em conjunto com a comunidade, uma lista hierarquizada de prioridades para a reconstrução. Os técnicos analisaram topografia, tamanho dos terrenos e risco estrutural e geológico, entre outras observações, para definição dessa lista.

Conforme a dimensão do terreno e condição topográfica, foram apresentados aos moradores os possíveis projetos das casas.

"Em função dessa importante parceria com o BID, será viabilizada no reassentamento melhoria na convivência entre os moradores. Para os contemplados com a reconstrução de suas casas, serão assegurados mais conforto, segurança e bem-estar nas novas moradias", afirmou o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.

O edital para escolha da empresa responsável pelas obras foi publicado e a abertura dos envelopes está prevista para o dia 10 de agosto. A previsão é de que a obra seja iniciada ainda este ano e deverá durar cerca de 12 meses.


Voltar ao topo da página