Notícias

Profissionais de saúde orientam alunos de São Cristóvão a combater violência

Publicada em 14/09/2018, às 16h18

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Saúde na Escola
Alunos da Emef Orlandina D Almeida Lucas assistem a vídeos que tratam da questão da violência
Divulgação Semus
Saúde na Escola
Alunos participam de variadas atividades durante a visita dos profissionais de saúde

Durante todo o mês de setembro, profissionais de saúde da unidade de São Cristóvão e da equipe de Residência Multiprofissional da Ufes estarão uma vez por semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D Almeida Lucas, em São Cristóvão, para falar de um assunto que interfere muito na saúde mental de qualquer pessoa, independente da idade: a violência.

O tema foi sugerido pela equipe da escola por ser um assunto presente no cotidiano das crianças e até no lazer delas, como em filmes e jogos. "O professor já está acostumado a conversar com os alunos quando eles trazem esse assunto para a sala de aula. Porém, quando alguém de fora traz esse tema, eles recebem as informações com outro olhar, que com certeza trará bons resultados", afirmou a pedagoga da Emef, Poliana Lina Santo.

Proteção

Por meio de conversas e vídeos, adaptados às idades das crianças ou dos adolescentes, os profissionais de saúde orientam os alunos sobre formas de violência que podem acontecer em qualquer lugar: na rua, na escola, em casa e até na internet, bem como formas de se proteger dessas situações e maneiras de pedir ajuda.

"Neste mês, o mundo todo está aderindo à campanha Setembro Amarelo para alertar a sociedade sobre o suicídio, uma violência autoprovocada que pode ser evitada em 90% dos casos, de acordo com a OMS. Alguns sinais de alerta de que a pessoa precisa de ajuda são o isolamento, a depressão e a automutilação. Durante nossos encontros com essas crianças e adolescentes, aproveitamos para mostrar que eles não estão sozinhos e ensiná-los a buscar ajuda para eles ou para outras pessoas, caso precisem", explicou a assistente social da unidade de São Cristóvão, Sandra Serrano Beninca.

Encontros

Ao todo, 350 crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano terão encontros com os profissionais da saúde, separados por turma, de acordo com suas idades. No primeiro encontro, que aconteceu na última segunda-feira (10), 160 crianças do 1º ao 4º ano dialogaram sobre o assunto.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro, pela manhã e à tarde, na Emef Orlandina D Almeida Lucas, em São Cristóvão.

Programa Saúde na Escola

Palestras e visitas às unidades de ensino de Vitória fazem parte do Programa Saúde na Escola, que tem como principal objetivo o desenvolvimento integral da saúde dos estudantes da rede municipal.

Assim, ao longo do ano, as Emefs recebem ações de várias áreas da saúde, como a saúde bucal, a nutricional, a verificação da situação vacinal, dentre outras.

O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seme) e Saúde (Semus).


Voltar ao topo da página