Profissionais das escolas em tempo integral participam de formação
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Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Seme
Professores das escolas em tempo integral participam de primeiro encontro da formação
Cerca de 100 profissionais da Educação estão reunidos para construir a proposta de escola em tempo integral fazendo intercâmbio com as experiências positivas e exitosas da escola pública brasileira, especialmente em Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, mas com as devidas inserções e a identidade do município de Vitória no processo de estruturação da política na capital.
Essa construção coletiva está sendo executada durante formação específica conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Instituto de Co-Responsabilidade Pela Educação (ICE) – um dos parceiros do acordo de cooperação técnica para implantação da modalidade na capital.
A atividade é dirigida aos profissionais que compõem a equipe escolar das três unidades de ensino que neste ano serão Escolas em Tempo Integral: Emef Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro), Emef Anacleta Schneider Lucas (Fonte Grande) e Emef Moacyr Avidos (Ilha do Príncipe).
Os encontros começaram nesta segunda (2) e terminam na sexta-feira (6). Os participantes vão receber informações sobre "Bases teóricas e metodológicas da escola em tempo integral", "Protagonismo e suas práticas e vivências", "Projeto de Vida e Tutoria", "Disciplinas Eletivas", "Estudo orientado", "Pensamento científico e guia de aprendizagem" e "Plano de ação". Veja a programação.
"A educação brasileira tem conversado sobre quais caminhos trilhar para avançar em termos de qualidade da aprendizagem dos estudantes. Quando a gente tem um coletivo de educadores pensando a construção e os desenhos dessa nova escola, temos a certeza e a segurança de que vamos acertar. São cerca de 100 mentes pensando e organizando a trajetória, a rotina, os procedimentos pedagógicos, as metodologias de ensino, enfim, as formas de pensar as várias dimensões da gestão que compõem a complexidade que é o funcionamento de uma unidade escolar", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Protagonismo
Divulgação Seme
Formação visa transmitir procedimentos pedagógicos sobre a escola em tempo integral para os educadores
Ela ressaltou que a essência da escola está sustentada na ideia de que é preciso que os estudantes sejam cada vez mais protagonistas dos seus processos formativos para que a escola tenha sentido e significado na vida deles.
"A gente precisa plantar na história de vida dos nossos estudantes uma relação favorável do conhecimento e aprendizagem. Os nossos estudantes precisam construir um horizonte para suas vidas. E isso precisa acontecer por meio de construção coletiva, especialmente envolvendo a intervenção e mediação do profissional de educação. É nesse processo em que a gente vai se concentrar ao longo desta semana, pensando e organizando como plantar essa semente", concluiu.
Tempo Integral
Ampliar as oportunidades de aprendizagem permanecendo por mais tempo na escola é a novidade para cerca de 1,2 mil alunos das Emefs Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, e Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, que vão iniciar o ano letivo de 2015 como unidades em tempo integral. As aulas nessas unidades terão início no próximo dia 10.
Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física, Arte e Língua Estrangeira), os estudantes contam também com matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.