Notícias

Profissionais da Educação aprendem técnicas de mediação de conflitos

Publicada em 18/04/2018, às 14h58

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Profissionais da Educação participam de curso de mediação escolar
Profissionais da Educação participam de dinâmica "Círculos da Construção da Paz"

A escola, por ser um lugar frequentado diariamente por pessoas diferentes, como pais, professores, funcionários e os próprios alunos, é um ambiente onde podem surgir algumas situações de conflitos.

Para aprimorar o diálogo e contribuir para uma cultura de paz nas relações estabelecidas nas unidades, profissionais da rede municipal de ensino estão aprofundando conhecimentos em mediação escolar em um curso que faz parte do projeto "Reconstruir o Viver", desenvolvido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a iniciativa tem como finalidade multiplicar técnicas de justiça restaurativa e métodos pacíficos para a solução de problemas. O curso começou na semana passada e está tendo continuidade nestas terça (17), quarta (18) e quinta (19).

Técnicas

Nesta semana, estão acontecendo os chamados "Círculos da Construção da Paz", em que os participantes, por meio de dinâmicas variadas, interagem entre si na construção de diálogos pacíficos.

Os profissionais estão bastante entusiasmados com as técnicas aprendidas no curso. Shellen de Lima, professora e pedagoga que atua hoje na Gerência de Educação Infantil da Seme, comentou a importância do projeto. "Estamos aprendendo a construir o diálogo no contexto da escola e também fora dele. No curso, é abordada a importância da relação entre as pessoas, da comunicação pacífica e do respeito".

Ela destacou que as dinâmicas utilizadas são inovadoras. "Está sendo bem diferente de outros cursos que já fizemos. Juntamente com os outros participantes, muitos que nem conhecemos, estamos aprendendo a dar sentido ao outro, ao que o outro necessita e anseia. Com isso, vamos apreendendo técnicas de construção do diálogo".

Divulgação/Secretaria de Educação
Profissionais da Educação participam de curso de mediação escolar
Objetivo do curso é aprimorar o diálogo e contribuir para uma cultura de paz nas relações estabelecidas nas unidades

Mediação

A juíza Patrícia Pereira Neves, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha e coordenadora estadual da Infância e Juventude, explicou que o projeto é fundamental para a área da Educação porque ajuda a promover uma cultura de paz. "Com o curso, os profissionais da Educação podem multiplicar o discurso da paz e ajudar as crianças e os adolescentes a aprender a buscar soluções pacíficas para os conflitos".

Para Jeanine Maria Dagostini Valentim, coordenadora e professora na rede municipal de Vitória, participar do curso será de grande valia nas duas funções em que atua. "Tanto como coordenadora quanto como professora, o curso vai acrescentar no sentido de aprimorar o diálogo não apenas como forma de comunicaçãom mas, sobretudo, de respeito entre as pessoas".

Ela destacou que o coordenador é, na unidade de ensino, um importante mediador de conflitos. "Para pessoas que atuam nessa função, o curso traz técnicas de como se relacionar de forma pacífica e até mesmo se antecipar à instalação do conflito, com práticas que podem contribuir para um ambiente mais amigável".

Jeanine acrescenta que, na escola, assim como em outros ambientes, é essencial o respeito às diferenças. "E esse projeto, por meio de suas dinâmicas, abre uma dimensão respeitosa e de acolhimento na forma como o profissional deve se relacionar com os outros sujeitos", avalia.

Curso

O curso está acontecendo na Escola de Governo de Vitória (EGV) e tem como foco a prevenção de conflitos e a mudança da cultura da violência, fazendo com os participantes também sejam multiplicadores, nas unidades de ensino, das técnicas de mediação e diálogo. É voltado para profissionais da Secretaria de Educação e das unidades escolares da rede municipal de ensino.


Voltar ao topo da página