Imprensa
Prefeito recebe alunos premiados em Olimpíadas de Matemática
Publicada em | Atualizada em
Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi
"É um orgulho e uma honra receber os alunos da nossa rede que se destacaram numa Olimpíada de Matemática, disciplina que é a chave para o conhecimento, e um dos indicadores mais fortes de aprendizagem. Esse sucesso pressupõe a qualificação do professor e o envolvimento da família". Foi com essas palavras que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, abriu, na manhã desta sexta-feira (7), no gabinete da Prefeitura, o encontro com os 10 alunos da rede municipal de ensino medalhistas na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática.
Os alunos receberam das mãos do prefeito e da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, certificado de menção honrosa pela participação na competição. Professores, diretores, familiares e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seme) também participaram do encontro.
Em 2014, foram 41 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participando da OBMEP, com 12.292 alunos na 1ª fase da competição, contra um total nacional de 18.192.526 alunos de 46.711 escolas públicas (federais, estaduais e municipais) de 5.533 municípios.
Já em 2015, foram 43 Emefs, com 11.926 alunos na 1ª fase. Neste ano, a OBMEP registrou um novo recorde no número de escolas e municípios participantes. Estavam inscritas 47.582 escolas de 5.538 cidades (99,48% dos municípios de todo o país). O número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.
"Dos alunos da rede municipal que se inscrevem para a prova do Ifes, 40% são aprovados, uma prova para a qual é necessária muita dedicação para alcançar aprovação. É uma felicidade saber que temos esse dado hoje aqui representado por esses alunos', disse Adriana Sperandio, referindo-se a Saymo Souza Nascimento e Matheus Cheng de Azevedo, ex-alunos da rede municipal de Vitória aprovados no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que, nesta semana, recebeu a melhor classificação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) entre todas as escolas públicas do País.
Medalhas
Saymo disputou a Olimpíada de Matemática de 2013 e levou a medalha de bronze. Não satisfeito com o resultado, voltou em 2014 e conquistou a medalha de prata. Aprovado no Ifes, ele acredita que o resultado deve-se tanto ao aluno quanto ao professor. "Parte desse sucesso vem do esforço do aluno e da qualificação do professor. Às vezes, a gente fica limitado em alguma questão, e o professor mostra que podemos ir muito além, sempre nos incentivando", pontuou.
Matheus Cheng de Azevedo é ex-aluno da Emef Elzira Vivácqua dos Santos e passou em 3º lugar geral no Ifes. "Na prova do Ifes, a gente vê aluno de escola particular lutando pra passar em escola pública. E depois que você passa na prova, todos são iguais. Não importa de que sistema educacional você veio. E assim eu posso afirmar que a educação pública de Vitória está no mesmo patamar que a escola particular. Eu tenho muito orgulho de onde eu vim e sou muito grato aos meus professores", disse.
"Um aluno que chega nesse patamar é um aluno que chega com um diferencial no coletivo, porque é um aluno que te pergunta mais, que te procura mais, que participa mais, está sempre pesquisando e trazendo coisas novas para o professor. Para quem participa, o resultado não poderia ser outro, né? Eu estou muito feliz e muito orgulhosa dos meus alunos", comentou a professora de Matemática da Emef Álvaro de Castro Mattos Misma Suhett Nogueira.
Influência
Notar o amor que Saymo tem pelos estudos fez a mãe dele, Carmen Lúcia, voltar para a sala de aula. Aluna de Pedagogia e estagiária do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, Carmen Lúcia é só elogios ao filho. “Esse menino é presente de Deus na minha vida. Toda a família está vaidosa com esse resultado”.
Confira aqui a lista de alunos premiados.