PMV realiza primeira consulta pública para apresentar obras do BID nesta terça
Publicada em
Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi
Yuri Barichivich
Recursos preveem obras de urbanização em toda a extensão da Orla Noroeste
A Prefeitura de Vitória vai realizar duas consultas públicas para apresentação do Programa de Requalificação da Orla Noroeste e Segurança Cidadã de Vitória e do Relatório de Avaliação Ambiental e Social, nesta semana. A primeira será na terça-feira (5), às 19 horas, na Unidade de Saúde (US) do Centro, próximo ao Parque Moscoso . Já a segunda acontece na quinta-feira (7), no mesmo horário, na US de Nova Palestina, no bairro Conquista.
Os recursos são para novos investimentos em ações e projetos na cidade nos próximos anos, cujo pleito para a execução é de US$ 100 milhões, via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges).
O secretário da Seges, Vander Borges, explicou que será feita uma série de obras e investimentos na cidade, tudo planejado e pensado para que seja executado o que for prioritário. "Essa é uma etapa importante e obrigatória dentro dos requisitos que o BID solicita para formalização da captação. E os investimentos que serão realizados dentro do projeto vão trazer uma profunda transformação, principalmente, na região da Orla Noroeste", disse.
Consultas
As consultas são mais um passo para a definição final do Programa Vitória Sustentável – 1ª etapa, que prevê a captação de recursos externos. "Demos passos importantes para a concretização desse financiamento. O objetivo dessas consultas de agora é a apresentação do Relatório de Avaliação Ambiental e Social (RAAS), bem como o programa revisado, e discutir os seus aspectos financeiros, legais e institucionais, afirmou o assessor especial de Captação de Recursos da Seges, Antonio Claudino de Jesus.
Relatório
O RAAS do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, formulado no âmbito da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do BID, consolida a análise socioambiental dos componentes e intervenções, cujas obras e ações são objeto de financiamento do BID.
Nesse sentido, o estudo tem como objetivo avaliar o programa como um todo, identificando os impactos decorrentes das obras e ações que integram os seus componentes e subcomponentes.
Programa
O Programa Vitória Sustentável – 1ª etapa prevê investimentos no desenvolvimento urbano sustentável e competitividade da economia, por meio da intensificação de ações prioritárias da Segurança, Saúde, Educação, Esportes e Lazer, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Cultura, Defesa Civil e Meio Ambiente, e no fortalecimento institucional e gerenciamento do programa, para tornar Vitória uma cidade sustentável, emergente, inteligente e humana.