Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Plantio de árvores na praça do Papa abre o Festival Ambiental

Publicada em | Atualizada em

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Plantio de árvores na Praça do Papa
Praça do Papa recebeu o plantio de mudas de árvores nesta quinta-feira (18)
Diego Alves
Plantio de árvores na Praça do Papa
Prefeito Luciano Rezende e alunos da rede municipal de ensino participaram da ação

O plantio de 60 mudas de árvores na área da praça do Papa, na Enseada do Suá, na manhã desta quinta-feira (18), marcou a abertura do Festival Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Instituto O Canal, Últimos Refúgios e o Tamar Vitória.

Algumas espécies são de ipê rosa, rainha e pau-brasil, que, futuramente, vão proporcionar boas sombras e contribuir para o embelezamento natural daquela paisagem, considerada um cartão-postal de Vitória. A ação contou com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Serviços (Semse).

Ao participar do plantio, o prefeito Luciano Rezende destacou a importância da ação. "Essa é uma das áreas mais bonitas e também mais áridas da cidade. Havia pedidos para ampliar o número de árvores e, a partir dessa ação, atendemos a essa solicitação plantando árvores, que vão dar sombras e flores no local".

Foi o segundo plantio realizado neste mês, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiental. No último dia 9, a calçada da avenida Dante Michelini ganhou 120 mudas. No próximo dia 27, será a vez de o Parque Barão de Monjardim ganhar novas espécies.

Estudantes

O colorido especial do lugar ficou por conta do grupo de estudantes das escolas da rede municipal de ensino. Um grupo de 75 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Arthur da Costa e Silva, do Bairro República, e Édna de Mattos Gáudio, de Jesus de Nazareth, compareceu ao evento, como também crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, do Moscoso. "Achei legal participar dessa atividade fora da escola", disse a aluna Nicolly Gonçalves, 12 anos, do 7º ano da Emef Édna de Mattos.

Tartarugas

Os pequenos também puderam se divertir no Centro de Visitação do Projeto Tamar, conhecendo as histórias das tartarugas que são preservadas no local.

O gestor do projeto, oceanógrafo Paulo Rodrigues, aproveitou para convidar todos para prestigiar a soltura da tartaruga Vitória, que foi encontrada afogada e presa numa rede no último domingo (14) e será devolvida ao mar neste sábado (20), às 11 horas. A tartaruga está em recuperação na base do Tamar. A soltura simbólica, durante o Festival Ambiental, representa uma vitória contra a pesca ilegal dessa espécie e a destruição da natureza.

Outra ação que despertou o interesse dos alunos foi a apresentação fotográfica do fundador e fotógrafo do Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, que mostrou uma variedade de fotos de animais e falou sobre sua preservação.

Legado

Ao avaliar a importância dessa parceria criada em torno do Festival Ambiental, o secretário municipal de Meio Ambiente, Max da Mata, destacou que essa série de atividades é fundamental para criar a cultura de cuidado com o ambiente em que se vive. "Ao escolher o público estudantil para acompanhar essas atividades, pretendemos levar a cultura do plantio de árvores e o aumento da cobertura verde como um legado para as novas gerações", disse ele.

O Festival Ambiental prossegue até domingo (21) com uma extensa programação, que inclui atividades culturais, esportivas e de conscientização ambiental. Confira a programação.

Diego Alves
Plantio de árvores na Praça do Papa
Plantio de árvores integra a programação do mês voltado para o meio ambiente
Diego Alves
Plantio de árvores na Praça do Papa
Espécies vão contribuir para sombras e embelezamento da praça da Papa