Notícias

Plano de Metas: ampliação do número de hortas urbanas comunitárias

Publicada em 06/07/2018, às 10h31

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Horta Medicinal e Jardim terapêutico na PMV
Palácio Municipal conta com uma horta comunitária, que faz com que as pessoas adquiram hábitos alimentares saudáveis
Carlos Antolini
Horta e Jardim Terapêutico Medicina do Trabalho
Plano de Metas prevê a ampliação das hortas comunitárias na cidade

Adquirir hábitos alimentares saudáveis, construir uma boa relação com a comunidade onde vive e obter de forma mais acessível alimentos frescos, livres de agrotóxicos e com garantia da procedência.

Pensando nesses e em vários outros benefícios que as hortas urbanas comunitárias trazem para a população, a Prefeitura de Vitória inseriu em seu Plano de Metas 2018-2020 a ampliação desses espaços: de seis para 16 nos próximos dois anos.

A médica homeopata e referência técnica nessa área, Henriqueta Sacramento, explicou que o projeto "Hortas urbanas comunitárias" é transversal pois dialoga com políticas públicas de outras secretarias municipais.

"Quando transformamos um ponto viciado de lixo em uma horta urbana comunitária, nós estamos contribuindo com a limpeza urbana e com o projeto Vitória Cidade Limpa, mas também estamos diminuindo focos de mosquitos que transmitem doenças como zika, dengue e chikungunya, melhorando a relação dos moradores com a cidade e o bairro onde vivem e contribuindo para a promoção da cultura da paz e do respeito ao próximo", afirmou.

Benefícios

Além disso, Henriqueta listou outros benefícios que as hortas urbanas comunitárias trazem para as pessoas:

  • auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, além de gripes, resfriados e outras viroses oportunistas da baixa imunidade;
  • estimulam a atividade física;
  • funcionam como terapia para pessoas com depressão ou fobias,;
  • ensinam as famílias a refletir sobre o autocuidado com a saúde e com a alimentação saudável,
  • desenvolvem a consciência ecológica nas comunidades ao estimular as discussões sobre os riscos dos agrotóxicos não apenas para a saúde humana, mas também para todo o planeta e sua biodiversidade.

Solicitação de hortas urbanas

Qualquer cidadão pode solicitar uma horta para sua comunidade. O munícipe pode entrar em contato direto com a equipe responsável por meio do e-mail promocaodasaude@vitoria.es.gov.br ou protocolar o pedido na Prefeitura de Vitória.

Se a pessoa já tiver um terreno em mente, pode citá-lo para que a equipe técnica analise a viabilidade de o local receber uma horta urbana comunitária.

"O espaço precisa ser acessível para as pessoas, mas não para animais, por exemplo. Também é preciso verificar quantas famílias serão beneficiadas e inserir essa horta nas políticas públicas da saúde, pensando nela como espaço educativo também", explicou Henriqueta.

Entregas

Em 2018, três hortas já foram inauguradas: no alto do Forte São João, que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), no Palácio Municipal e no Parque Municipal Manolo Cabral, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Divulgação Semus
Hortas comunitárias
Famílias cuidam da horta comunitária instalada no Parque Manolo Cabral
Divulgação Semus
Hortas comunitárias
Escolas estão visitando o parque para aprender sobre a horta e sobre alimentação saudável

Voltar ao topo da página