Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Plano de Metas: ampliação do número de hortas urbanas comunitárias

Publicada em 06/07/2018, às 10h31

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Horta Medicinal e Jardim terapêutico na PMV

Palácio Municipal conta com uma horta comunitária, que faz com que as pessoas adquiram hábitos alimentares saudáveis

Carlos Antolini

Horta e Jardim Terapêutico Medicina do Trabalho

Plano de Metas prevê a ampliação das hortas comunitárias na cidade

Adquirir hábitos alimentares saudáveis, construir uma boa relação com a comunidade onde vive e obter de forma mais acessível alimentos frescos, livres de agrotóxicos e com garantia da procedência.

Pensando nesses e em vários outros benefícios que as hortas urbanas comunitárias trazem para a população, a Prefeitura de Vitória inseriu em seu Plano de Metas 2018-2020 a ampliação desses espaços: de seis para 16 nos próximos dois anos.

A médica homeopata e referência técnica nessa área, Henriqueta Sacramento, explicou que o projeto "Hortas urbanas comunitárias" é transversal pois dialoga com políticas públicas de outras secretarias municipais.

"Quando transformamos um ponto viciado de lixo em uma horta urbana comunitária, nós estamos contribuindo com a limpeza urbana e com o projeto Vitória Cidade Limpa, mas também estamos diminuindo focos de mosquitos que transmitem doenças como zika, dengue e chikungunya, melhorando a relação dos moradores com a cidade e o bairro onde vivem e contribuindo para a promoção da cultura da paz e do respeito ao próximo", afirmou.

Benefícios

Além disso, Henriqueta listou outros benefícios que as hortas urbanas comunitárias trazem para as pessoas:

  • auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, além de gripes, resfriados e outras viroses oportunistas da baixa imunidade;
  • estimulam a atividade física;
  • funcionam como terapia para pessoas com depressão ou fobias,;
  • ensinam as famílias a refletir sobre o autocuidado com a saúde e com a alimentação saudável,
  • desenvolvem a consciência ecológica nas comunidades ao estimular as discussões sobre os riscos dos agrotóxicos não apenas para a saúde humana, mas também para todo o planeta e sua biodiversidade.

Solicitação de hortas urbanas

Qualquer cidadão pode solicitar uma horta para sua comunidade. O munícipe pode entrar em contato direto com a equipe responsável por meio do e-mail promocaodasaude@vitoria.es.gov.br ou protocolar o pedido na Prefeitura de Vitória.

Se a pessoa já tiver um terreno em mente, pode citá-lo para que a equipe técnica analise a viabilidade de o local receber uma horta urbana comunitária.

"O espaço precisa ser acessível para as pessoas, mas não para animais, por exemplo. Também é preciso verificar quantas famílias serão beneficiadas e inserir essa horta nas políticas públicas da saúde, pensando nela como espaço educativo também", explicou Henriqueta.

Entregas

Em 2018, três hortas já foram inauguradas: no alto do Forte São João, que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), no Palácio Municipal e no Parque Municipal Manolo Cabral, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Divulgação Semus

Hortas comunitárias

Famílias cuidam da horta comunitária instalada no Parque Manolo Cabral (Ampliar imagem)

Divulgação Semus

Hortas comunitárias

Escolas estão visitando o parque para aprender sobre a horta e sobre alimentação saudável (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site