Notícias

Plano de Metas: ampliação do acesso à formação cultural em Vitória

Publicada em 15/08/2018, às 14h30

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Fachada da FAFI
Uma das mais recentes ações voltadas para cumprir essa meta, foi a entrega do prédio que abriga a Fafi completamente restaurado.

Desenvolver ações e projetos para democratizar e ampliar o acesso às manifestações culturais e linguagens artísticas na cidade de Vitória é um dos objetivos da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

“A Secretaria de Cultura entende que política pública é uma obrigação, fundamentada sempre no bem-estar, no acesso aos bens culturais, na produção e na manutenção da arte. Essa é nossa prioridade, exposta nesse Plano. Proporcionar cultura, fomentando-a, é nossa política”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

A iniciativa faz parte do Plano de Metas 2018-2020, ferramenta que conta com 58 metas estratégicas da gestão da cidade com base em cinco diretrizes: Cidade Inteligente, Cidade Humana, Cidade Saudável, Cidade Justa e Cidade Feliz.

Mais vagas

No campo da cultura, o Plano de Metas se apresenta como uma ferramenta capaz de contribuir com a produção, a avaliação e a mediação de indicadores culturais. Nessa direção, uma das prioridades das políticas culturais da cidade, estabelecida na meta 24, é ampliar o número de vagas ofertadas em atividades de formação cultural.

Uma das mais recentes ações voltadas para cumprir essa meta, foi a entrega do prédio que abriga a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, completamente restaurado, em um espaço que amplia o número de vagas para as oficinas e cursos livres nas áreas da dança, música e teatro, além das formações técnicas em dança e teatro.

A transferência da sede do Circuito Cultural para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) é uma outra forma de seguir ampliando o acesso à formação na área da arte e da cultura. O espaço oferece oficinas de artesanato, capoeira, dança e música, além de projetos voltados para a valorização da cultura popular, como: Ícones da Cultura Popular, oficina sustentável para a construção de peças que remetem à cultura produzida no Espírito Santo; e Instrumentarte, ensino do Congo nas unidades de ensino de Vitória.

A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim também oferece atividades que contribuem para ampliar e fortalecer indicadores culturais voltados para a formação cultural. Exemplo disso foi a oferta recente da Oficina de Contação de Histórias tanto quanto as ações do projeto Viagem pela Literatura, projeto que circula os territórios da cidade.

O Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) fortalece a cultura e a ancestralidade do povo negro por meio de uma série de oficinas culturais voltadas para a música, com aulas de cavaquinho e percussão; dança afro; e contação de histórias.

Carlos Antolini
Encerramento das atividades do Circuito Cultural
A transferência das atividades do Circuito Cultural para o CEU São Pedro vai ajudar a ampliar o acesso à formação na área da arte e da cultura.

Editais

Os editais de ocupação de espaços culturais da Semc são outra maneira de ampliar o acesso às atividades artísticas e culturais. As atividades que resultam desses editais, e que são realizadas tanto no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), quanto no Museu do Pescador e na Casa Porto das Artes Plásticas, impactam, a cada ano, um público cada vez maior.

Outro destaque importante diz respeito à Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo, que tem potencializado o acesso à formação cultural por meio de estratégias de acessibilidade como a ampliação do acervo em Audiobooks e em Braille para o público de pessoas com deficiência visual.

A meta de ampliar o número de vagas ofertadas em atividades de formação cultural na cidade de Vitória também está diretamente associada ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e ao Plano Municipal de Cultura de Vitória, instituído por meio da Lei nº 8.718/2014.


Voltar ao topo da página