Notícias

Pessoas com deficiência podem fazer aulas gratuitas de natação

Publicada em 09/12/2014, às 10h42 | Atualizada em 09/12/2014, às 12h03

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Atletas Paralímpicos Natação
Pessoas com deficiência fazem aulas gratuitas de natação
André Sobral
Atletas Paralímpicos Natação
Stéfany Nobre Rodrigues é uma das alunas do Programa de Esporte e Lazer

Pessoas com deficiência interessadas em fazer natação de graça em Vitória devem ficar atentas. O Programa de Esporte e Lazer, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, está com vagas abertas para crianças, jovens e adultos.

As aulas são ministradas em dois núcleos: no Álvares Cabral e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de terça a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. 

As atividades e experiências permitem a integração social desse público, além de superação e melhora da autoestima. Foi o que aconteceu com a estudante Stéfany Nobre Rodrigues, de 14 anos, que superou a timidez e hoje é uma atleta paralímpica. Filha única, ela nasceu com malformação congênita e sem o antebraço esquerdo.

"Aos 4 anos, minha mãe me matriculou na natação, pois eu era muito tímida. Hoje, sinto-me bem melhor, não me importo com a falta do antebraço e levo os treinos a sério. Sei que tenho capacidade e estou no caminho certo", disse.

Este ano, Stéfany ganhou nas Paralimpíadas Escolares duas medalhas de bronze e uma de prata na modalidade natação.

Meningite

As sequelas da meningite resultaram em deficiências mental e motora para Gabriel Ferreira do Nascimento, de 12 anos, que há quatro participa das aulas de natação no Álvares Cabral, em Bento Ferreira. "Ele vem duas vezes por semana e sempre fica mais relaxado e dorme melhor", disse a mãe dele, Nilza Nascimento, de 35 anos, que procurava aulas de natação para o filho e ficou muito satisfeita quando encontrou esse atendimento gratuito ofertado pela Prefeitura de Vitória.

André Sobral
Atletas Paralímpicos Natação
Nilza Nascimento disse que o filho, Gabriel, ficou mais relaxado e passou a dormir melhor após entrar nas aulas de natação
André Sobral
Atletas Paralímpicos Natação
Aulas acontecem nas piscinas do Álvares Cabral e do Instituto Federal do Espírito Santo

Voluntários

Tudo começou com o trabalho voluntário de alguns professores de natação há 15 anos. "A Prefeitura de Vitória fez um processo seletivo para contratar professores e, agora, o programa está bem estruturado, pois isso dobrou de quatro para oito o número de profissionais destinados ao atendimento das pessoas com deficiência", destacou o coordenador do programa, Leonardo Miglinas.

Segundo ele, não é uma aula convencional, havendo todo cuidado com cada aluno e suas especificidades. "O trabalho, que começou de forma voluntária, hoje ampliou de 20 para 80 o número de atendimentos e também os horários disponíveis", ressaltou.

Acidente

O nadador paralímpico Marco Aurélio Serafim Quaresma, de 40 anos, sofreu um acidente aos 23 anos e teve uma lesão na medula. Há 10 anos, ele frequenta o Álvares Cabral, onde treina para manter seu desempenho como atleta de alto rendimento. "Esse trabalho já ajudou a mim e a muita gente que teve coragem de sair de casa para nadar", comentou.

Durante este ano, ele ganhou 11 medalhas de ouro, três medalhas de prata e quatro de bronze nos campeonatos de que participou no Brasil e na Argentina.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), localizada no Tancredão. É preciso levar o laudo médico sobre a deficiência.

As aulas matutinas acontecem das 8 às 9h, das 9 às 10h e das 10 às 11h, e as vespertinas, das 13h30 às 14h30, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3382-6430.

A natação é um esporte que proporciona o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção corporal, permitindo à pessoa ter noção do seu próprio corpo, seus limites e suas possibilidades.

Elizabeth Nader
Natação para Deficientes no Complexo de Esportes Tancredão
Elizabeth Nader
Natação para Deficientes no Complexo de Esportes Tancredão

Voltar ao topo da página