Vitória conta com 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)
Pesquisa elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) revelou que Vitória tem o melhor índice do País no ranking de atendimento a crianças de 0 a 5 anos em escolas da rede municipal.
A capital capixaba alcançou o índice de 79,5% de cobertura, ficando à frente de São Paulo (46,3%), Florianópolis (46,1%), Cuiabá (38,7%) e Campo Grande (37,4%). A última colocada foi a capital alagoana, Maceió, com 7,9%. O levantamento abrangeu todas as capitais brasileiras, cuja média foi de 27,5%.
Vitória tem um conjunto de ações e estratégias que objetivam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas, com destaque para a implantação da Educação Ampliada, as três Escolas em Tempo Integral lançadas em 2015 e a criação do cadastramento eletrônico unificado da educação infantil.
Matrículas
A rede municipal de ensino de Vitória atende hoje 16.900 crianças de 6 meses e 5 anos nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Dessas, 2.267 crianças são atendidas em período integral. O percentual de atendimento do município em relação à demanda apresentada no cadastro unificado é de 92,97%. Atualmente, há um total de 1.277 crianças em lista de espera, com maior concentração na faixa etária de 3 anos.
Fim dos sorteios na educação infantil
Douglas Schneider
Um processo mais ágil e democrático na hora de garantir a vaga dos pequenos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Foi implantado o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, ferramenta auditável e georreferenciada que elimina o sorteios de vagas e que gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região. O serviço é fruto de uma parceria entre a Seme e a Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Sub-TI).
Novos prédios e ampliação de vagas
Somente na educação infantil, a atual administração gerou cerca de 2.200 novas vagas, por meio da entrega de quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei): Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi, Prof. Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Consolação, Profª. Cida Barreto, em Jardim da Penha, e Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa. E, até 2016, terá gerado um total de 3.800 vagas por meio de construções (como as unidades de Tabuazeiro, Gurigica e Itararé), intervenções, reformas e ampliações.
"Em 2014, atendemos 98,59% de toda a demanda para a pré-escola - 4 e 5 anos - no município. Também em 2014, Vitória foi a capital da Região Sudeste que atingiu o melhor percentual de atendimento na faixa etária. Isso mostra que desde a educação infantil temos percorrido o caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino da nossa cidade", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.