Notícias

Personalidades da cultura local recebem Comenda Maurício de Oliveira

Publicada em 23/09/2015, às 15h43

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Comenda Maurício de Oliveira
Comenda Maurício de Oliveira será entregue durante solenidade no Mucane. Em 2013, o evento também movimentou o local

Um dos músicos mais importantes do Brasil e um dos maiores ícones da cultura do Espírito Santo, o violonista Maurício de Oliveira completaria, em 2015, 90 anos de idade. Em reconhecimento à importância de sua obra, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza a cerimônia de concessão da 4ª Comenda Maurício de Oliveira.

O evento acontece na próxima terça-feira (29), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), e é aberto ao público.

Comissão

Os homenageados foram escolhidos por uma comissão: três representantes do poder público municipal e três representantes da sociedade civil.

Homenageados

Luiz Tadeu Teixeira

Natural de Castelo, Luiz Tadeu Teixeira fez da arte de atuar e dirigir seu ofício. No teatro ou no cinema, construiu uma longa história em mais de 40 anos de carreira. Como ator, fez inúmeras peças e filmes, e dirigiu curtas como "Ponto e Vírgula", "O Ciclo da Paixão" e "Graçanaã". Ele é um dos fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas – ABD Capixaba.

Maestro Célio Costa

Fundador da Orquestra Pop & Jazz do Ifes, em 1985, Célio Paula da Costa é maestro e professor da Oficina de Música do Ifes, além de clarinetista e saxofonista. Seu primeiro contato com a música foi ainda na infância, no interior do estado do Rio de Janeiro. Como maestro, Célio é responsável pela formação de grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional.

Margareth Galvão

Nascida no estado de São Paulo, com passagens pela Alemanha, Belém e Rio de Janeiro, Margareth Galvão está radicada na cidade de Vitória há 20 anos. Começou nos palcos na década de 70, onde atua e dirige até os dias atuais. No cinema, estreou mais de 20 anos depois. Desde então, criou uma relação de proximidade total com a sétima arte, atuando com diretores de estilos e linguagens diferentes, tendo no currículo mais de 20 trabalhos, o que faz dela uma das grandes damas da dramaturgia produzida no Espírito Santo.

Maria do Carmo Novaes Schwab

Primeira mulher a atuar na área de arquitetura e urbanismo no Espírito Santo, Maria do Carmo de Novaes Schwab é referência da arquitetura modernista no Estado. Exerceu cargos públicos, nos governos Estadual e Federal, com destaque. Seus projetos, que potencializam a relação entre a arquitetura e a natureza, dialogam com a sustentabilidade.

Markus Konká

Carioca de nascimento, mas capixaba de coração, assim é Markus Konká. Com uma extensa carreira no teatro e na dança, ele tem verdadeira paixão pelo cinema. Na sétima arte, já trabalhou com nomes como Ruy Guerra, Arnaldo Jabor e Neville D'Almeida, além dos capixabas Rodrigo Aragão e Amylton de Almeida, provando sua versatilidade em produções que vão do drama ao terror trash, o que faz dele um dos principais atores do cenário capixaba.

Guilherme Santos Neves (post mortem)

Guilherme Santos Neves foi um dos grandes pesquisadores do folclore capixaba, tendo vários livros e artigos publicados. Nasceu em Porto Final, vilarejo no distrito de Mascarenhas, município de Baixo Guandu, em 14 de setembro de 1906. É considerado por muitos como o fundador do Espírito Santo moderno e responsável pela valorização de símbolos da cultura popular capixaba, como a moqueca, o congo e a panela de barro, além do resgate de manifestações populares, como o Ticumbi. Faleceu na cidade de Vitória, em 21 de novembro de 1989.

Comenda

Carlos Antolini
Maurício de Oliveira, violonista
Maurício de Oliveira é um dos maiores violonistas do Brasil e um ícone da cultura do Espírito Santo

Instituída em 2010, por meio do decreto 14.817, a condecoração foi criada como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro e para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.

O título recebeu o nome do maestro como forma de reconhecimento e gratidão a um dos maiores violonistas do Brasil e um ícone da cultura do Espírito Santo.

Maurício de Oliveira

Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925. Filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

No decorrer da sua vida artística, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, além de um prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.


Voltar ao topo da página