Notícias

"Pequeno Príncipe": projeto estimula cultura da paz em Cmei de Jardim da Penha

Publicada em 09/03/2018, às 14h42

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Secretaria de Educação/Divulgação
Projeto Pequeno Príncipe trabalha cultura da paz com os alunos do Cmei Cida Barreto
Projeto "Pequeno Príncipe" trabalha cultura da paz com os alunos do Cmei Cida Barreto
Secretaria de Educação/Divulgação
Projeto Pequeno Príncipe trabalha cultura da paz com os alunos do Cmei Cida Barreto
Ideia é aproximar as crianças dos princípios essenciais da vida a partir de atividades variadas, como leitura, cinema e teatro

Com foco na cultura da paz, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, em Jardim da Penha, está desenvolvendo um projeto arrojado com seus alunos. A proposta é baseada na história do livro "Pequeno Príncipe", e a ideia, segundo a diretora da unidade, Keila Madeira Pereira, é aproximar as crianças dos princípios essenciais da vida a partir de atividades variadas, como leitura, cinema e teatro.

Como acontece todo ano, o projeto pedagógico será apresentado às famílias dos estudantes, que poderão acompanhar de perto o envolvimento dos alunos com as práticas desenvolvidas pela unidade de ensino.

Keila Pereira destacou que os profissionais da escola passaram por uma preparação antes que o projeto começasse a ser trabalhado com as crianças, tendo, inclusive, assistido ao filme original do "Pequeno Príncipe". Já os alunos assistiram ao desenho, que tem uma linguagem mais lúdica e acessível aos pequenos.

"É um projeto muito arrojado e toda a equipe está empenhada em desenvolvê-lo. Este ano, o tema da Educação na cidade é a cultura da paz, e o 'Pequeno Príncipe' traz diversos aspectos interessantes que podem ser trabalhados com as crianças", pontua a diretora.

Encanto

A estudante de Pedagogia Tarsilayne Trindade Lacerda Dias, 29 anos, tem dois filhos estudando na escola: uma menina de 5 anos e um menino de 2 anos. Seu primeiro filho, hoje com 7 anos, também passou pelo Cmei e, atualmente, está numa Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).

Tarsilayne está encantada com o projeto pedagógico. "É lindo. As atividades e o trabalho da equipe são maravilhosos. Meus filhos têm voltado da escola muito felizes e motivados. Isso não tem preço", comemora.

A mãe disse também que os filhos amam a área verde e o parque da unidade. "O ambiente é de paz e muito acolhedor. Me sinto muito segura porque vejo uma equipe muito empenhada em oferecer atendimento de qualidade para as crianças", avalia Tarsilayne.

Seu filho mais velho é especial e foi acolhido pelo Cida Barreto na etapa inicial de sua vida escolar. "O atendimento deles e o cuidado com o Guilherme foram incríveis. Ele conseguiu se desenvolver bastante. Para mim, é um dos melhores Cmeis de Vitória", relatou.

Ações

Entre as atividades previstas, estão a presença de um chef de cozinha, que vai apresentar a culinária francesa aos estudantes, e também o "Dia da França", que vai mostrar aspectos culturais do país, como brincadeiras típicas francesas, monumentos históricos, alimentação, entre outros hábitos. A biografia do autor do livro também será apresentada às crianças.

Estrutura

O Cmei atende 240 crianças e oferece uma estrutura muito acolhedora. A subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira, destacou que o Cmei Cida Barreto, inaugurado em julho de 2014, é reconhecido por desenvolver projetos de excelência, com ações pedagógicas muito bem planejadas e executadas, sempre em diálogo com pais e responsáveis e com a comunidade escolar.

"A escola começou a funcionar em 2014 para atendar à demanda crescente por Educação Infantil em Jardim da Penha. A unidade conta com a ampla participação da comunidade escolar e o Conselho de Escola atua diretamente na co-gestão do Cmei, acompanhando de perto a qualidade do ensino oferecido", disse.

O Cmei leva esse nome em homenagem à professora e vice-reitora, no período de abril de 2012 a setembro de 2013, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto, conhecida carinhosamente como Cida Barreto. Cida foi professora nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Educação e tinha como principais pontos de pesquisa a educação especial e a educação para as relações étnico-raciais.

Secretaria de Educação/Divulgação
Projeto Pequeno Príncipe trabalha cultura da paz com os alunos do Cmei Cida Barreto
Pequenos tiveram a oportunidade de assistir ao desenho do Pequeno Príncipe
Secretaria de Educação/Divulgação
Projeto Pequeno Príncipe trabalha cultura da paz com os alunos do Cmei Cida Barreto
Proposta é baseada na história do livro "Pequeno Príncipe", cujo autor terá sua biografia apresentada aos estudantes

Voltar ao topo da página