Notícias

Parquímetros vão aceitar pagamento por celular a partir do dia 16

Publicada em 05/05/2016, às 18h12 | Atualizada em 17/05/2016, às 18h36

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Usuários utilizando Parquímetro da Praia do Canto
Motoristas poderão efetuar pagamento dos parquímetros por meio de um aplicativo de celular

A partir do próximo dia 16, os usuários dos parquímetros de Vitória terão uma nova forma de utilizar os equipamentos para estacionar os seus veículos. Além de efetuarem o pagamento por moedas e cartão do sistema, os motoristas poderão pagar pelo uso de vagas no estacionamento rotativo com seus smartphones, através do aplicativo PicPay.

O pagamento será feito por cartão de crédito associado à conta do usuário no aplicativo. Outra novidade com o aplicativo é que o usuário receberá um aviso em seu smartphone de que seu tempo no estacionamento está chegando ao fim. Cerca de 5 minutos antes de finalizar o tempo do estacionamento, ele receberá um alerta para que adquira mais tempo na vaga ou, se já estiver no limite, possa sair da vaga ocupada, gerando a rotatividade nas vagas de estacionamento.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, afirmou que a tecnologia trará mais comodidade para os motoristas. "Nós estamos fazendo um movimento muito importante de consolidação dos parquímetros, que foi a forma que encontramos para tornar públicos aqueles estacionamentos que tinham virado garagens privatizadas. Esse movimento deu a oportunidade de a gente humanizar a utilização das vagas, diminuiu o número de automóveis dentro dos bairros e, agora, a gente dá o segundo passo, que é a comodidade e a modernidade, a inovação em tecnologia de você pagar o parquímetro de qualquer lugar que estiver, pelo cartão de crédito, no smartphone ou baixando o aplicativo no computador", disse.

Segundo a secretária municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Joseane Zoghbi, essa alternativa de pagamento vem ao encontro das necessidades dos usuários dos parquímetros. "O usuário vai ganhar tempo com o aplicativo porque não vai mais precisar se dirigir aos parquímetros para efetuar os pagamentos ou para acrescentar tempo ao uso das vagas. Se o motorista estiver numa consulta ou em qualquer outro compromisso, ele vai apenas colocar mais tempo para usar a vaga pelo aplicativo", explicou.

Fiscalização

Com a nova tecnologia, não será mais necessário imprimir o comprovante para deixar em local visível no carro: o usuário vai receber pelo smartphone um recibo virtual de pagamento. Dessa forma, a fiscalização também será eletrônica, com equipamentos que informarão, a partir da placa do carro, o tempo que o motorista solicitou ficar naquela vaga.

No entanto, os condutores poderão continuar optando por efetuar o pagamento diretamente nos parquímetros. Assim, eles terão que deixar o recibo em local visível. Os carros que não tiverem o comprovante terão suas placas analisadas pelos agentes por um equipamento próprio para verificar se o pagamento foi efetuado pelo aplicativo. 

Onde será aceito

Yuri Barichivich
Novo parquímetro
Condutores poderão optar por efetuar o pagamento nos equipamentos ou pelo celular

Os parquímetros instalados na Praia do Canto, Santa Lúcia, Centro, Parque Moscoso e Enseada do Suá aceitarão a nova forma de pagamento.

Passo a passo

O aplicativo PicPay está disponível para os sistemas iOS e Android. Ele pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store.

  • O usuário deve criar uma conta no aplicativo para conseguir utiliza-lo no estacionamento rotativo;
  • Ao estacionar na vaga, o motorista pode então utilizar o aplicativo, selecionando “Locais”, depois seleciona “Rotativo Vitória”;
  • Em seguida, o usuário deve informar o tempo de permanência na vaga, com limite de 3 horas, o número da placa do veículo e pagar usando a senha criada para o aplicativo. Pronto, ele já está utilizando o estacionamento rotativo.

Voltar ao topo da página