Notícias

Parque Moscoso faz festa de 105 anos e enche visitantes de orgulho e lembranças

Publicada em 03/06/2017, às 14h37

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Amilton Freixo Brito


Diego Alves
Aniversário do Parque Moscoso
Prefeito Luciano Rezende cantou o "Parabéns para você" do aniversário do Parque Moscoso junto com secretários e moradores
Amilton Brito
Aniversário do Parque Moscoso
Simonia levou Sofia e Samanta para aproveitar a programação de atividades culturais

Dando início à programação oficial da Semana do Meio Ambiente, que substitui no calendário oficial da Prefeitura de Vitória a antiga Feira do Verde, foram comemorados, na manhã deste sábado (3), os 105 anos do Parque Moscoso. O evento atraiu inúmeras pessoas de todas as idades.

Brincadeiras, testes de hepatite B e C, músicas, danças, teatro e diversas atividades culturais marcaram o "Parabéns para você" para o mais antigo parque do município de Vitória, fundado em 1912.

As comemorações foram iniciadas com a apresentação de uma equipe de zumba, seguida do Teatro de Bonecos da Guarda Municipal de Vitória, que levou o público presente a dar boas risadas. Em seguida, foi a vez do “Coral Recordar é Viver”, regido pela maestrina Ângela Volpato.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, acompanhado do vice-prefeito, Sergio Sá, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, saudaram o público presente.

O prefeito fez questão de afirmar que Vitória é a "capital da paz" e o Parque Moscoso era berço desse símbolo. Ele ressaltou que, apesar dos 105 anos do parque, o local está bem cuidado, com seu chafariz e fonte em funcionamento após um período de manutenção e reforma, e que os animais, peixes e lagos recebem toda a atenção da administração do espaço.

Diego Alves
Aniversário do Parque Moscoso
Teatro de Bonecos da Guarda foi uma das atrações do aniversário do parque
Amilton Brito
Aniversário do Parque Moscoso
Nazir Ludolfo Padilha lembrou que frequenta o Parque Moscoso há 45 anos

Bolo

"O lago recebe um cuidado todo especial e os animais são monitorados por veterinários da Prefeitura. Este parque faz parte da história da própria cidade de Vitória", destacou o prefeito, que fez questão de levar o bolo para cantar o “Parabéns para você” no meio do público presente.

Após cantar o "Parabéns", o público ainda ganhou pedaços de bolo. O secretário Luiz Emanuel Zouain destacou que o Parque Moscoso atendeu, nestes 105 anos, não só as comunidades de Vitória, mas também as dos bairros vizinhos. "O parque está aqui no centro da cidade há 105 anos, fazendo a história das famílias e fazendo parte do dia a dia dos moradores e visitantes da capital. Ele já virou referência para a nossa cidade e na história de cada um de nós", destacou.

Famílias presentes

A dona de casa Simonia Passos Pinheiro, de 44 anos, residente no Morro do Quadro, estava na festa de aniversário do parque acompanhando as suas duas filhas, Sofia, de 5 anos, e Samanta, de 3 anos. "Venho aqui sempre que posso com minhas filhas e não perco as comemorações de aniversário do parque”, afirmou.

A aposentada Nazir Ludolfo Padilha, de 85 anos, residente em Santa Lúcia, estava acompanhada de duas filhas e duas bisnetas e afirmou que frequenta o parque há 45 anos. “Aqui eu trazia meus filhos, já trouxe meus netos e agora trago as bisnetas, e daqui a pouco estarei lá na frente me apresentando junto com o coral”, destacou ela, que era uma dos componentes do Coral Recordar é Viver.

As irmãs Vera Lívia Leal Justino, de 65 anos, e Silvia Regina da Silva, de 46 anos, residentes na Piedade, disseram que são frequentadoras do parque há algum tempo e que sempre que podem fazem questão de participar do aniversário do parque. “É um momento alegre, festivo e onde acabamos encontrando muita gente conhecida”, afirma Vera Lívia.

A festa, que também contou com seresta, congo e diversas ações culturais, teve sua programação desenvolvida pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, em parceria com Gerência de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana e Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Cartazes informativos do lago

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos afixou no parque alguns cartazes dando informações a respeito da cor esverdeada da água do lago, que é artificial, constituído por um sistema fechado e, por isso, fica sujeito à proliferação de algas unicelulares e filamentosas, que conferem a ele a coloração.

Para minimizar o impacto dessas algas, afirmam os técnicos da Gerência de Educação Ambiental da Semmam, o lago recebeu o aguapé, uma espécie de planta flutuante que controla a proliferação de algas e que possuem flores azuis, que, além de ornamentais, fazem de suas raízes abrigo para peixes, sendo cultivadas em aquários e lagos decorativos. O parque é monitorado e não apresenta mortandade de peixes.

Diego Alves
Aniversário do Parque Moscoso
Diego Alves
Aniversário do Parque Moscoso

Voltar ao topo da página