Notícias

Pacientes com transtornos mentais encenam peça sobre Páscoa no Caps

Publicada em 26/03/2015, às 12h29

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Atividade no CAPS
Pacientes produziram peça teatral durante oficina no Centro de Atenção Psicossocial

Interação em grupo, fortalecimento de laços familiares, descontração e muita criatividade. Essas são as principais motivações para 14 pessoas em atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atuarem na peça teatral "Família em um Domingo de Páscoa". A peça será apresentada nesta sexta-feira (27), no próprio Caps, às 14h30, aos familiares e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A ideia nasceu a partir da realização da oficina "Criação de História", na qual os participantes criaram a história "Família de Nazaré". "A partir daí, pensando no contexto familiar, onde se iniciam os princípios de convivência, começamos a ensaiar e envolver todos os participantes na montagem da peça", conta a terapeuta ocupacional do Caps, Denise Krebel.

O objetivo é fortalecer a importância dos vínculos familiares e, também, em diferentes contextos em que a pessoa esteja inserida. "Com isso, há maior possibilidade de ampliar a rede de relacionamento do usuário do nosso Caps", completa a terapeuta.

Saúde mental

As intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida do usuário do Caps. "Isso significa perceber a vida de várias formas. Por isso, olhamos o nosso usuário em suas múltiplas dimensões, com seus desejos, anseios, valores e escolhas", lembra Denise Krebel.

O Caps realiza acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais. Os usuários participam de atividades terapêuticas, como oficinas de pintura, música e teatro, além de jogos e atividades físicas.

Para ter acesso aos serviços do Caps, o paciente ou seu familiar pode procurar, preferencialmente, a unidade de saúde que atende o seu bairro, pois ela possui profissionais qualificados para a avaliação e tratamento e, caso necessário, encaminhamento para um tratamento especializado.

Serviço

Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

Onde: rua Amélia da Cunha Ornelas, 566, Bento Ferreira

Telefones: (27) 3132-5111/ 3132-5024

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.


Voltar ao topo da página