Notícias

Outubro Rosa: unidades de saúde conscientizam sobre o câncer de mama

Publicada em 05/10/2015, às 12h15 | Atualizada em 05/10/2015, às 15h53

Por Janete Carvalho, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Abertura do Outubro Rosa
Lançamento da campanha Outubro Rosa aconteceu na Unidade de Saúde Praia do Suá

As 30 unidades de saúde de Vitória estão participando da campanha Outubro Rosa a fim de colaborar na conscientização do público feminino, que é alvo das ações de prevenção e combate ao câncer de mama. A programação prossegue durante o mês com várias atividades, como seminários, palestras de conscientização e outras.

Durante o lançamento da campanha, nesta segunda-feira (5), na Unidade de Saúde (US) Praia do Suá, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que, atualmente, as mulheres andam rápido em busca dos cuidados com a saúde. "É raro encontrar alguém que não faça a mamografia atualmente. Nessa fase da humanidade, estamos com uma longevidade grande. As pessoas buscam se manter bem fazendo exercício físico e seus exames necessários para uma vida saudável".

Para a secretária municipal de Saúde, Daysi Behning, é importante o cuidado de toda mulher com a própria saúde. "Fazer os exames de rotina é uma medida necessária. Atualmente, já se sabe que o câncer tem cura, desde que o diagnóstico da doença seja precoce".

Facilidade

Diego Alves
Abertura do Outubro Rosa - Personagem
Iracema Almeida da Silva mobiliza a comunidade para falar da importância dos cuidados com a saúde da mulher

A presidente da Associação Comunitária de Santa Helena, Iracema Almeida da Silva, 59 anos, é assídua usuária da US Praia do Suá. Ela é considerada referência na divulgação da necessidade de fazer os exames de prevenção do câncer. "Eu mobilizo cerca de 300 mulheres do bairro sobre a importância de fazer a mamografia e se prevenir dessa doença. Faço o preventivo e a mamografia, que mostra se há sinais de câncer de mama, sempre com o atendimento médico da unidade da Praia do Suá. Aqui as condições melhoraram bastante e o atendimento é ótimo", destacou.

Segundo a médica Fabiana Lacerda Fafá, referência técnica da Semus em Saúde da Mulher, a Prefeitura de Vitória tem uma média de 1.680 exames de mamografia para atender o público feminino nas unidades de saúde. Desse total, 1.100 são oferecidos pelo município e 580 são de parceria com o Estado. Durante a consulta, a paciente recebe a guia para fazer o exame nos prestadores de serviço credenciados pela Prefeitura. "É muito importante manter esse exame atualizado", comentou a médica.

Matéria relacionada

Monumentos de Vitória aderem à campanha Outubro Rosa e ficam iluminados


Voltar ao topo da página