Notícias

Outubro Rosa: palestras, exames e kits alertam mulheres contra câncer de mama

Publicada em 30/09/2014, às 11h10 | Atualizada em 02/10/2014, às 11h05

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Unidade de Saúde de Maria Ortiz decorada com o tema Outubro Rosa
Unidades de saúde preparam decoração especial e diferentes atividades para alertar as mulheres sobre o câncer de mama

Outubro é um mês dedicado à saúde da mulher. Por isso, as unidades de saúde de Vitória prepararam uma extensa programação para chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. As ações são voltadas para a campanha "Outubro Rosa", movimento popular internacional que estimula a participação da população, empresas e entidades na luta contra a doença.

Durante todo o mês, haverá palestras, coleta de exames, distribuição de kits de higiene, atendimento odontológico, rodas de conversa e oficinas. A programação já começa nesta quarta-feira (1º), na US de Maria Ortiz, onde acontecerão um café da manhã, apresentação de coral da terceira idade, aferição de pressão e teste de glicemia, das 9 às 11 horas.

Neste sábado (4), é a vez de a US de São Cristóvão abrir as portas para oferta de preventivo para mulheres entre 25 e 64 anos, atendimento odontológico, atualização do cartão de vacina e oficina de temperos e chás voltados para o público feminino, das 8 às 17 horas.

Afecc

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também prepararam vários eventos voltados para o tema. No dia 15 de outubro, será realizada a roda de conversa com o tema "O que você deve saber sobre o câncer de mama", no Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras.

Elizabeth Nader
Exames Especializados no Hospital Santa Rita de Cássia
Campanha visa incentivar o público feminino a fazer exames preventivos

A caminhada "Outubro Rosa: "Um toque pela Vida" acontecerá no dia 19, às 8h30, na praia de Camburi, com concentração no píer de Iemanjá. O evento é mais uma forma de chamar a atenção para que as mulheres entendam da importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Iluminação

Além disso, monumentos e prédios públicos da capital ganharão a cor do mês. O relógio da Praça Oito, as torres de Jesus de Nazareth, a Ponte da Passagem, o Palácio Municipal e o prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ganharão iluminação rosa como um alerta à importância da promoção de ações que gerem melhor qualidade de vida à população feminina.

Matéria relacionada

Outubro Rosa: alerta sobre a prevenção ao câncer de mama ligado na cidade


Voltar ao topo da página