Notícias

Oito bairros do entorno da Leitão da Silva estão ganhando mais de 800 árvores

Publicada em 28/08/2014, às 14h48

Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


Regina Freitas
Plantio de árvores na Praia do Suá
Árvores estão sendo plantadas nas vias da Praia do Suá

Vitória está ficando cada dia mais verde e arborizada. Nada menos do que 839 árvores estão sendo plantadas em oito bairros da capital desde o início deste mês. Na Praia do Suá, que irá receber 74 mudas, o plantio já está na fase final. 

Depois, será a vez de Bento Ferreira ganhar 14 mudas e, em seguida, os bairros Praia de Santa Helena, Santa Lúcia, Gurigica, Itararé, Santa Luiza e Andorinhas. Os locais que estão recebendo as árvores ficam no entorno da avenida Leitão da Silva. A ação é uma compensação ambiental, por parte do Governo do Estado, para a implantação do corredor exclusivo de ônibus (BRT) e ampliação da via.

Para cada árvore que está sendo retirada da Leitão da Silva, três espécies estão sendo plantadas. Foi o que explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, argumentando que isso foi necessário para a viabilidade do BRT.

Estão sendo plantadas as seguintes espécies (nomes populares):

  • grande porte: Ipê Rosa, Angico, Paulo Formiga, Cássia Javanesa, Cássia Rosa, Paineira Rosa, de médio porte: Aroeira Salsa, Árvore Samambaia, Para e Vaca, Magnólia Amarela, Escova de Garrafa e Chuva de Ouro
  • pequeno porte: Clerodendron

Vitória conta, atualmente, com 28 mil árvores em vias públicas, sem contar as que estão em parques e praças e propriedades particulares.

Monitoramento

O plantio está sendo realizado com a supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). A manutenção das mudas (irrigação, tutoramento, podas de condução, tratos fitossanitários e adubação) ficará a cargo da Secretaria Municipal de Serviços (Semse).

A empresa responsável segue as diretrizes das secretarias municipais de Obras (Semob) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec) quanto a fiação aérea, largura da calçada, posição dos postes, pontos de ônibus, bueiros e outros mobiliários urbanos, para que a espécime possa crescer sem causar problemas para a cidade.

Obras

A Leitão da Silva terá aumento de faixas de rolamento, com três pistas de cada lado, ciclovia, calçada cidadã, além de outras melhorias.


Voltar ao topo da página