Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Nova escadaria Mariz Ortiz, reformada por detentos, é entregue nesta quarta

Publicada em 08/01/2018, às 17h28

Por Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Reforma da Escadaria Maria Ortiz

Escadaria Maria Ortiz traz em seu nome a lembrança da vitória dos capixabas sobre piratas holandeses que tentaram conquistar a ilha (Ampliar imagem)

Uma das mais belas escadarias da cidade e de grande importância histórica para o povo capixaba, a escadaria Maria Ortiz foi completamente restaurada e reformada por presos do sistema prisional em uma parceria inovadora. A inauguração acontece nesta quarta-feira (10), às 11 horas, entre as ruas Duque de Caxias e Pedro Palácio, no Centro.

A obra, que começou na segunda quinzena de novembro, é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Vitória, Governo do Estado, Coopjud e Sicoob. Os detentos executaram o projeto de restauro dos arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), com acompanhamento do município.

Foram reformados os degraus, com a reposição do piso de granito, e as calçadas de acesso. Também foram refeitos alguns balaústres, além de nova pintura em toda extensão do equipamento, que apresentava muitas pichações. As lâmpadas agora são de luz branca, em led, o que promete melhorar a iluminação noturna da escadaria.

"Dois são os sucessos nessa reinauguração: o restauro de um importante espaço da história de Vitória e a mão de obra empregada dos reeducandos do sistema prisional. Queremos outras parcerias como essa, que também contou com a parceria do Sicoob-servidores", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

História

A escadaria Maria Ortiz, antes chamada de Ladeira do Pelourinho, traz em seu nome a lembrança da vitória dos capixabas sobre piratas holandeses que tentaram conquistar a ilha durante o século XVII. Alvo de piratas e de corsários desde a descoberta do Brasil, Vitória tem um histórico de triunfos sobre piratas famosos.

Um desses invasores foi o corsário holandês Pieter Pieterszoon Heyn, conhecido como Piet Heyn, que aportou em 10 de março de 1625 e, junto com seus subordinados, atacou a vila na tentativa de conquistá-la.

Entretanto, os invasores foram surpreendidos pela imprevista iniciativa da capixaba Maria Ortiz. A jovem se destacou por incentivar os vizinhos a arremessarem água fervente, brasa, pedras, entre outros objetos, sobre os holandeses que subiam pela então Ladeira do Pelourinho. Os invasores buscavam alcançar o coração de Vitória, a Cidade Alta.

Seguindo o exemplo de Maria Ortiz, o povo capixaba conseguiu espantar os holandeses, que retornaram ao seu navio, atracado onde atualmente se encontra a praça Oito de Setembro, e se foram. Em 1899, quando a Câmara Municipal decretou a nomeação e numeração de ladeiras, becos, ruas, cais e travessas, a ladeira recebeu o nome de Maria Ortiz, em homenagem à jovem.

Trinta e cinco anos depois, em 1924, a mesma ladeira, já reformada, transformou-se na escadaria Maria Ortiz, inaugurada no dia 15 de novembro. A escadaria teve como autor o engenheiro Henrique Novaes e era ladeada por belas residências coloniais. Essas moradias, entretanto, foram demolidas para a construção de novos edifícios, dentro do objetivo da época, que era promover a modernização da capital do Estado.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site