Notícias

Noite de homenagem à cultura na entrega da Comenda Maurício de Oliveira

Publicada em 27/09/2014, às 13h49

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Comenda Maurício de Oliveira
Personalidades da cultura capixaba receberam a Comenda Maurício de Oliveira no Mucane
Yuri Barichivich
Comenda Maurício de Oliveira
Prefeito Luciano Rezende e secretária Ana Laura Nahas fizeram as entregas das condecorações

A emoção tomou conta do Museu Capixaba do Negro (Mucane) na noite desta sexta-feira (26), na entrega da Comenda Maurício de Oliveira, maior prêmio honorífico da capital e que homenageia cidadãos que, através da arte, contribuíram para o crescimento da cultura na capital.

Ao todo, foram 12 personalidades homenageadas: na dança, Lenira Borges; nas artes plásticas, Attilio Colnago, Neusa Mendes, Gilbert Chaudanne e Ioannis Zavoudakis; na música, Afonso Abreu e Ailton Borges; no teatro, Paulo de Paula e Branca Santos Neves; além das homenagens póstumas para o escritor Miguel Marvilla, o ator Ednardo Pinheiro e o músico Jaceguay Monteiro Lins.

A secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, abriu a solenidade e destacou a honra em estar homenageando pessoas tão importantes para as artes capixabas. “Tive a oportunidade de conhecer mais de perto todos os homenageados desta noite. Vocês estão abrilhantando, de forma muito bonita, a cultura da nossa cidade”.

Importância

Após a solenidade de entrega da Comenda, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, contou uma passagem sobre sua adolescência, quando foi aluno de violão de Maurício de Oliveira, um dos maiores músicos do país e que dá nome ao título, e destacou a importância do evento.

“É uma solenidade especial por muitos motivos. Pessoas especiais, que fazem parte do meu convívio. Essa homenagem para nós é muito importante. Acredito que a cultura, o esporte e o lazer melhoram o dia a dia das pessoas. Vocês que fazem cultura no Estado nos orgulham muito. Parabéns aos nossos recebedores da Comenda do grande Maurício de Oliveira”, afirmou.

O ator Paulo de Paula agradeceu em nome dos homenagedos. “Em nome de todos esses que aqui estiveram, agradeço à Prefeitura de Vitória a oportunidade de ter nosso nome ligado ao de Maurício de Oliveira, um músico que foi excelente para o Espírito Santo. É uma honra. Muito obrigado a todos”.

Na sequência, o público assistiu à apresentação do grupo de música da Fafi, que executou algumas peças de Maurício de Oliveira finalizando em grande estilo uma noite de homenagens e emoção.

Comenda

Instituída em 2010, por meio do decreto 14.817, a condecoração foi criada como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro e para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.

Yuri Barichivich
Comenda Maurício de Oliveira
Yuri Barichivich
Comenda Maurício de Oliveira

Voltar ao topo da página