Notícias

Noite de emoção e homenagens na entrega da Comenda Maurício de Oliveira

Publicada em 30/09/2015, às 16h19

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
CERIMÔNIA DE CONCESSÃO DA COMENDA MAURÍCIO DE OLIVEIRA
Homenageados receberam a Comenda Maurício de Oliveira no Mucane
Diego Alves
CERIMÔNIA DE CONCESSÃO DA COMENDA MAURÍCIO DE OLIVEIRA
Prêmio homenageia cidadãos que, através da arte, contribuíram para a cultura local

A emoção tomou conta do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) na noite desta última terça-feira (29), na entrega da Comenda Maurício de Oliveira, maior prêmio honorífico da capital e que homenageia cidadãos que, através da arte, contribuíram para o crescimento da cultura na capital.

Foram homenageadas seis personalidades: no cinema e teatro, Luiz Tadeu Teixeira, Margareth Galvão e Markus Konká; na música, o maestro Célio Costa; na arquitetura, Maria do Carmo Novaes Schwab; além da homenagem póstuma para o escritor e folclorista Guilherme Santos Neves.

A secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, afirmou ser uma honra homenagear pessoas tão importantes para as artes capixabas. "A Comenda Maurício de Oliveira, além de valorizar esse músico maravilhoso, também celebra a arte produzida na cidade. Esses momentos são importantes porque percebemos a dimensão da nossa história. Para nós, é uma noite de festa, e a emoção que vocês estão sentindo é a mesma que a nossa".

Importância

Filho de Maurício, Tião Oliveira, que estava na companhia de seus irmãos, falou sobre a importância da homenagem. "A família fica muito feliz quando o músico Maurício passa a ser uma referência para essa homenagem aos artistas capixabas. Isso faz com que artistas tenham interesse pela obra de Maurício de Oliveira".

O ator e diretor Luiz Tadeu Teixeira agradeceu em nome dos homenageados. "Manifesto em meu nome e de todos os agraciados a alegria de estar aqui e receber essa Comenda, que tem o nome de Maurício de Oliveira. Ele foi a primeira pessoa que eu entrevistei quando era jornalista e, desde então, ficamos amigos. Depois estive com ele em vários momentos da minha vida. Esse grande músico permanece com seu talento na vida de todos nós".

Apresentação

Na sequência, o público assistiu à apresentação de músicos da Orquestra Pop Jazz, do maestro Célio Costa, com clássicos da música brasileira, como “Canto de Ossanha” e “Arrastão”, finalizando em grande estilo uma noite de homenagens e emoção.

Comenda

Instituída em 2010, por meio do decreto 14.817, a condecoração foi criada como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro e para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.


Voltar ao topo da página