Notícias

Muito além dos livros: gibis estimulam alunos de Cmei a tomar gosto pela leitura

Publicada em 26/03/2015, às 07h00

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Gibitecas foram instaladas nos Centros Municipais de Educação Infantil
Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Leitura das revistas em quadrinhos estimula os pequenos a ler e assimilar novos temas

Já foi o tempo em que as revistas em quadrinhos eram proibidas em sala de aula. Agora, os gibis ganharam significado pedagógico e são uma excelente opção para incentivar a leitura entre aqueles que estão entrando no mundo das letras. A começar pelos personagens que, por si só, são atraentes para a garotada.

Assim, os alunos e professores dos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) comemoram a chegada das "Gibitecas Turma da Mônica", recentemente adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

"As histórias em quadrinhos ou gibis são revistas que unem o texto à imagem, criando uma sequência de quadros que acompanham o desenvolvimento do texto. Podem ser utilizadas como um dos recursos para a aquisição da linguagem escrita e da leitura nas crianças atendidas na educação infantil, constituindo-se em vivências prazerosas no desenvolvimento curricular", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Aprender brincando

"Além de incentivar o hábito da leitura, a união da linguagem gráfica com a escrita ainda ajuda na assimilação de temas diversos, aumentando a capacidade de análise, interpretação e reflexão das crianças", argumentou a gerente de Educação Infantil da Seme, Ana Paula Holzmeister.

Entre os exemplos de aplicação, estão a análise de textos e ampliação do vocabulário. Com isso, o jovem leitor passa a se familiarizar com os momentos decisivos e personagens que marcaram a história do Brasil e, ainda, recebe informações sobre meio ambiente, mudanças de paisagens e clima.

Literarte

O Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, que fica em Santos Dumont, possui o projeto de leitura "Literarte – Literatura e Arte em Toda Parte" e comemora a chegada da Gibiteca. "O formato favorece a interação e a autonomia entre as crianças, uma vez que elas têm livre acesso à estante", disse a diretora do Cmei, Patrícia Massaria Loureiro.

Ela completou: "O desafio é garantir às crianças uma aprendizagem significativa, realmente voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. O objetivo do nosso projeto é fazer com que a leitura seja fonte de descobertas, desperte emoções, estimule a criatividade e incentive a criticidade, com vistas à construção da identidade".

Gibiteca Turma da Mônica

A série "Saiba mais com a Turma da Mônica" nasceu da intenção de levar educação e cidadania ao ambiente escolar, por meio da leitura descontraída encontrada nas histórias em quadrinhos. A partir dessa proposta, o projeto pretende estimular o aprendizado e o conhecimento dos temas fundamentais, objetivando formação de qualidade e apropriação da informação com o auxílio da linguagem inovadora presente nas histórias em quadrinhos.

Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues é uma das unidades que receberam a Gibiteca
Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Formato favorece a interação e a autonomia entre as crianças, uma vez que elas têm livre acesso à estante

Voltar ao topo da página