Notícias

Mostra no Casarão Cerqueira Lima dá início a trabalhos do gabinete do Centro

Publicada em 31/07/2014, às 15h35 | Atualizada em 11/08/2014, às 15h40

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Gabinete do Centro
Móveis e utensílios doados por Elmo Elton para o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo estão expostos no Casarão Cerqueira Lima
Yuri Barichivich
Gabinete do Centro
Visitantes poderão conhecer todo o acervo de 50 peças até o dia 31 de outubro

Os moradores de Vitória e seus visitantes podem conferir até o dia 31 de outubro, no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, a exposição com o mobiliário de um dos poetas que mais retrataram as belezas e os personagens da capital. A mostra "Elmo Elton, o colecionador" abriu as portas para o público na manhã desta quinta-feira (31), reunindo cerca de 50 peças do acervo do escritor e refletem a influência da colonização europeia no Estado.

A abertura da exposição também marcou o início das atividades do gabinete do prefeito no Centro Histórico de Vitória. "Nós estamos pegando carona numa galeria de arte com uma exposição iniciando hoje (quinta). Eu pedi às pessoas que trabalharam na restauração do Casarão para analisar a possibilidade de vir com o gabinete para o Centro", afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

A transferência de algumas das atividades e reuniões do prefeito para o gabinete do Centro foi aceita de forma unânime pelo Conselho Municipal de Cultura e faz parte do projeto de revitalização da região.

Revitalização

"É muito importante que tivéssemos o deslocamento do gabinete para reforçar a nossa ação de revitalização do Centro. Mas eu não queria gasto nenhum. Então, nós utilizamos uma sala de uma galeria linda, inclusive com a votação unânime do Conselho Municipal de Cultura me dando a possibilidade de ocupar esse espaço, que é da cultura. Nada melhor do que trabalhar num ambiente como este", destacou o prefeito.

Yuri Barichivich
Gabinete do Centro
Prefeito Luciano Rezende abriu os trabalhos no gabinete do Centro dizendo que a iniciativa faz parte do projeto de revitalização da região central
Yuri Barichivich
Gabinete do Centro
Prefeito destacou que o Conselho Municipal de Cultura aprovou por unanimidade a transferência de algumas de suas atividades para o Casarão

Para a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, as atividades no novo espaço cultural marcam o compromisso da administração municipal em valorizar a história na região central da cidade. "A abertura da exposição dos móveis restaurados de Elmo Elton e a chegada do gabinete do prefeito ao Casarão Cerqueira Lima reforçam o trabalho que temos feito para revitalizar o Centro".

"A presença da imigração europeia é muito clara nesse mobiliário. O fato de ele ter doado os objetos no ano de seu falecimento também é significativo, pois ele sabia da importância e queria que isso ficasse para a posteridade", afirmou a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Patrícia Bragatto.

Casarão

O Casarão Cerqueira Lima, que está situado à esquina das ruas São Gonçalo e Muniz Freire, na Cidade Alta, próximo ao Palácio Anchieta e à praça João Clímaco, tem mais de 100 anos. Sua fachada passou recentemente por restauração, feita por alunos do Instituto Goia. A exposição "Elmo Elton, o colecionador" é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Semc.

História

Poeta, historiador e jornalista, Elmo Elton nasceu em 15 de fevereiro de 1925, em Vitória. Descendente de italianos, seu acervo pessoal estabelece um elo entre sua vida pessoal e sua pesquisa. Como escritor, o jornalista teve a capital capixaba como inspiração desde a juventude. Em sua primeira publicação, "Cantares de um terno filho do mar", de 1944, o mar sempre foi uma inspiração para sua obra, onde ele captou com sensibilidade poética, a alma da ilha de Vitória.

Yuri Barichivich
Gabinete do Centro
Casarão foi restaurado para receber exposições e se tornar espaço de contemplação das artes no Centro Histórico
Yuri Barichivich
Gabinete do Centro
Casarão Cerqueira Lima, que está situado à esquina das ruas São Gonçalo e Muniz Freire, tem mais de 100 anos

Voltar ao topo da página