Notícias

Moradores dos residenciais Pouso Real e Tabajara escolhem seus síndicos

Publicada em 23/01/2015, às 11h53

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Edifícios Pouso Real e Tabajara
Edifícios Pouso Real e Tabajara compõem o projeto Morar no Centro e são ocupados por 40 famílias

As 40 famílias que vão morar nos Residenciais Tabajara e Pouso Real, no Centro, escolheram esta semana os moradores que vão atuar como síndicos nos empreendimentos. O mandato será de um ano.

A primeira reunião após a entrega das unidades contou com a presença do vice-presidente do Sindicato Patronal dos Condomínios do Espírito Santo, Gedaias Freire da Costa, que abordou em palestra assuntos relativos à responsabilidade de cada morador e à importância do trabalho do síndico.

"Podemos fazer uma analogia do condomínio com a família. É uma gestão compartilhada que deve priorizar o diálogo", afirmou. O sindicato ofereceu aos novos síndicos um curso que tem como objetivo capacitar esses moradores para a nova função, a partir de março.

Também foram eleitos os representantes do Conselho Fiscal, que tem como função acompanhar e fiscalizar as ações dos síndicos.

No Residencial Tabajara, a síndica eleita é a cabeleireira Dirlene Antônia da Silva, enquanto o Conselho Fiscal é composto por Eliana Schroder, Jones de Souza Martins e Lenilsa das Graças Entringes. "É um desafio que aceitei e quero cumprir muito bem. São diversos moradores, com ideias e pensamentos diferentes que precisam ser discutidos sempre com muito respeito", afirmou Dirlene.

Já no Residencial Pouso Real, para o cargo de síndica foi eleita Helena Vailant e, para o Conselho Fiscal, Ana Alverinda do Carmo, Nilton Moreira e Scheila Barbosa.

Importância do síndico

Diego Alves
Inauguração dos residenciais Tabajara e Pouso Real - Edifício Pouso Real
Prefeito falou da importância do síndico durante a entrega das unidades para os moradores: "É responsável por fazer com que as coisas funcionem"

No dia da entrega das unidades para as famílias, o prefeito Luciano Rezende abordou a importância do síndico: "Em italiano, prefeito é sindaco, que, para nós, tem o sentido de síndico, aquele que cuida, que é responsável por fazer com que as coisas funcionem. O síndico é muito importante porque vai cuidar com carinho, como estamos fazendo com a cidade de Vitória".

Organização

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) segue o trabalho técnico-social com apoio para a formação do condomínio e organização da mudança.

A secretária executiva do Conselho Municipal de Habitação, Leida Moreira Machado, explica a importância desse primeiro momento na organização dos condomínios. "Estamos preparando as documentações para assinatura dos contratos e, paralelamente, trabalhando essa organização condominial porque é preciso que o empreendimento tenha sustentabilidade. Com apoio e capacitação, as famílias vão poder cuidar melhor de seus lares".

Para a próxima reunião, está marcada a aprovação do Regimento Interno e da Convenção.

Prêmio

Outro empreendimento que compõe o projeto Morar no Centro, o Residencial Estoril foi reconhecido nacionalmente como exemplo em sustentabilidade pela Associação Brasileira de Cohabs.

"O trabalho técnico-social é fundamental para garantir uma boa administração nesses residenciais de habitação de interesse social. São famílias que vêm de locais diferenciados, com costumes diversos, e passam a ter novos custos como energia, água, condomínio, que não faziam parte do orçamento dessas famílias. É um período de adaptação que tem sido muito bem acompanhado pela equipe da Prefeitura de Vitória e, por isso, nossos empreendimentos têm sido exemplos de sustentabilidade", afirmou o secretário de Habitação, Sérgio Sá.


Voltar ao topo da página