Notícias

Missão Sevilha: equipe da PMV vai à Espanha para intercâmbio da União Europeia

Publicada em 24/09/2018, às 16h57 | Atualizada em 24/09/2018, às 17h25

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Comitiva Sevilha
Gestores municipais estão em Sevilha para troca de experiências de políticas públicas: parceria com cidade espanhola teve início em 2017

Uma comitiva da Prefeitura de Vitória está em Sevilha, na Espanha, para o intercâmbio de cooperação entre as cidades, promovido pelo Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia. Durante a semana, secretários municipais vão apresentar projetos executados na capital e também terão a chance de conhecer ações feitas pela administração da cidade espanhola.

Cinco cidades do Brasil foram selecionadas para participar do programa, e a Prefeitura de Sevilha escolheu Vitória para fazer a parceria. Várias reuniões on-line foram realizadas e representantes da cidade europeia estiveram no Espírito Santo para conhecer de perto os programas de Vitória.

A viagem é toda custeada pela União Europeia, e a equipe é formada por: secretário de Segurança Urbana (Semsu), Fronzio Calheira Mota; secretário de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Henrique Valentim Martins; secretário de Meio Ambiente (Semmam), Luiz Emanuel Zouain; diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling; subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos (Seges), Joseane Zoghbi; e por Dayse Krohling, assessora da Secretaria de Governo (Segov).

Apresentação

Joseane Zoghbi vai apresentar vários programas da Prefeitura de Vitória que despertaram o interesse da Prefeitura de Sevilha.

Imagem divulgação
Comitiva Sevilha
Joseane Zoghbi apresenta alguns programas da Prefeitura de Vitória que despertaram o interesse da Prefeitura de Sevilha

"Eles acharam muito interessantes o Bike Vitória e o Cerco Inteligente de Segurança e querem implantar na cidade. Nós também temos a intenção de conhecer e trazer para Vitória alguns projetos interessantes que já são executados em Sevilha. Um plano de ação já está em andamento e, durante a viagem, vamos finalizar esse planejamento. É um intercâmbio muito importante para a troca de experiências em áreas como mobilidade urbana, recuperação de nascentes, controle de inundações e outras práticas de desenvolvimento sustentável", afirmou.

Parceria

O início da parceria começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Por meio de um acordo de parceria, a capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.


Voltar ao topo da página