Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mercado São Sebastião abrirá portas para gastronomia, artes e cultura

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave
Assinatura da Ordem de Serviço para Reforma do Mercado São Sebastião
Prefeito Luciano de Rezende, acompanhado de gestores e moradores, assinou a ordem de serviço para as obras no Mercado São Sebastião
Wilbert Suave
Assinatura da Ordem de Serviço para Reforma do Mercado São Sebastião
Secretário Leonardo Krohling destacou que local sediará atividades gastronômicas e apresentações culturais e ajudará no fomento do artesanato capixaba

Dentro de três meses, as obras de recuperação do Mercado São Sebastião, localizado na região de Jucutuquara, devem estar concluídas. Com o fim da intervenção, um edital público será lançado para selecionar entidades para desenvolver no espaço ações voltadas para gastronomia, artesanato e apresentações culturais e musicais.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, assinou, na manhã desta sexta-feira (20), a ordem de serviço para o início das obras de melhorias da drenagem, da parte elétrica e do telhado, além da pintura de todo o espaço. 

O encontro reuniu muitos moradores e lideranças comunitárias da região e de outros bairros, parlamentares, representantes de vários órgãos e entidades e presidentes de escolas de samba. A região abriga uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval de Vitória: Unidos de Jucutuquara.

"É um sentimento de alegria enorme estarmos aqui para dar esta ordem de serviço, cujas obras serão realizadas com recursos próprios. Estamos refundando a cidade com a economia criativa, serviços, atividades humanas. Tudo de forma transparente, como o edital de ocupação pública que será lançado após a conclusão das obras. Este mercado será administrado por uma entidade que possa dar agilidade a ele e que não fique decadente. Estamos numa cidade que avança mesmo em tempos de crise", disse o prefeito.

Ele ainda complementou: "Que este espaço possa ser o local de fortalecimento da atividade de mercado em Vitória. É no mercado da cidade que a gente vê a alma da cidade. E este, que é uma pérola da arquitetura em Jucutuquara, é lindo, aconchegante e poderá atrair as famílias diariamente", ressaltou.

Diego Alves
Mercado São Sebastião
Ações voltadas para gastronomia, artesanato e apresentações culturais e musicais serão desenvolvidas no espaço
Diego Alves
Mercado São Sebastião
Obras de recuperação do mercado devem durar cerca de três meses e serão feitas com recursos próprios da Prefeitura

Ponto de encontro da família

"Com essa ordem de serviço, tenho certeza que aqui será um ponto de encontro da família, da arte, da cultura. Isso é muito importante para a nossa comunidade. Esse local se mistura à história de Jucutuquara e da capital", afirmou o vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, que é morador da região há 23 anos.

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, destacou a importância do espaço para a região. "Vamos tornar o Mercado São Sebastião um espaço pujante nessa região de Jucutuquara, com atividades gastronômicas, apresentações culturais e fomento do artesanato capixaba, sendo uma opção para os moradores e turistas que visitam a cidade".

Sugestões para uso do espaço

"Os moradores podem dar sugestões para o espaço, dando dicas para funcionamento, para melhorar cada vez mais o trabalho. É fundamental a participação popular. Sem ela, a cultura não vai adiante. E espero que este local seja frequentado por todos sempre", enfatizou o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Fomento do turismo

O presidente do Sindibares, Wilson Calil, destacou que o Mercado São Sebastião será importante para fomentar o turismo na cidade. "Este espaço tem grande possibilidade de dar certo, por ser um recanto bucólico, um recanto gostoso para as pessoas frequentarem na capital. Aqui é possível promover atividades como artesanato, gastronomia, música, eventos culturais, que vão ajudar a fomentar o turismo em nossa cidade. Tenho certeza que será mais um equipamento para atender o morador e também o turista".

"Nasci e cresci aqui nesta região. Meus avós moravam aqui na Lisandro Nicoletti, rua do mercado. É um prazer voltar a ver funcionar este local. Nós, lideranças aqui na região, não vamos deixar morrer de novo este patrimônio", disse a liderança comunitária do Romão Fernanda Mansur.

A empresa Compacta Construções e Pavimentações, vencedora da licitação, é quem realizará o serviço, orçado em R$ 105.266,85.

Saiba mais sobre o mercado

O Mercado São Sebastião é um prédio de arquitetura neocolonial construído na primeira metade do século XX. Foi reformado em 2010 e passou a abrigar diversas manifestações artísticas. No entanto, em 2012, a obra apresentou problemas e o local teve que ser interditado.

Fundado em 1949, o local funcionou como um antigo ponto de encontro de moradores da região de Jucutuquara. A construção apresenta uma arquitetura que remete aos padrões das grandes cidades da época, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Wilbert Suave
Assinatura da Ordem de Serviço para Reforma do Mercado São Sebastião
Ordem de serviço dará início às obras de melhorias da drenagem, da parte elétrica e do telhado, além da pintura de todo o espaço
Wilbert Suave
Assinatura da Ordem de Serviço para Reforma do Mercado São Sebastião
Vice-prefeito Waguinho Ito disse que local será ponto de encontro de famílias