Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Médicos residentes vão atuar nas unidades de saúde de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV SECOM
Atendimento em Unidade de Saúde Municipal
Programa irá inserir quatro novos médicos residentes na rede de atenção primária municipal

Ampliar a qualidade profissional na prestação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o objetivo principal do primeiro Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade de Vitória, que será lançado nesta quarta-feira (20), às 16 horas, na Emescam.

O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e irá inserir quatro novos médicos residentes na rede de atenção primária municipal, atuando junto às equipes da estratégia de Saúde da Família.

As atividades ocorrerão nas unidades de saúde de família da Praia do Suá e de Vitória/Centro. A intenção é que os residentes desenvolvam habilidades para o atendimento de todos os ciclos de vida, da infância à velhice, com promoção, proteção, recuperação e educação em saúde.

"A residência é considerada o 'padrão ouro' da especialização médica e representa um avanço para a Atenção Primária, uma vez que o objetivo é formar médicos qualificados em Medicina de Família e Comunidade proporcionando ampliação de qualidade na prestação dos serviços em nossa cidade", disse a secretária municipal de saúde, Daysi Koehler Behning.

Os residentes terão supervisão constante da Semus, por meio dos preceptores Marcello Dalla, Marcelo Vetis e Juliana Mariano, e da Emescam, através da coordenação pedagógica de Geruza Pessanha Tavares.